• Wellington Macedo

Métricas: o que são, qual sua importância e como aplicá-las na minha empresa?

Você sabe o que são métricas ? Sabe como elas podem impulsionar a sua empresa?

Então, se liga nesse artigo que com certeza vai te trazer muitos benefícios e aprendizado para o seu negócio!



O que são métricas?


Para começar, vamos explicar de forma sucinta o que são métricas! Métricas são números que apontam o sucesso ou o insucesso de uma campanha de marketing. É através da análise dos dados que você conseguirá impor um plano estratégico para o seu serviço ou produto, fazendo ele alavancar com o que dá certo.


As métricas podem ser divididas em diversos tipos, algumas delas são, por exemplo:

  • Métricas de Conversão: Avalia a quantidade de interações que teve com seu conteúdo (pode também mostrar o índice de rejeições).

  • Métricas de Receita: Mostram o custo por cliente, retorno no investimento e outros. Várias outras informações podem ser alcançadas pelas métricas.


Mas como podemos coletar esses dados?


Na maior parte, por meio de softwares, onde através desses dados é possível saber se o produto/serviço está tendo sucesso ou não dentro da sua campanha. Podemos citar algumas como:

  • Google Analytics: Essa ferramenta pertence ao Google, e é gratuita. Nela, você consegue mensurar diversos dados relacionados ao site da empresa, aplicativo e diversos outros, sendo possível analisar os visitantes, taxas de rejeição, tempo de navegação e outros dados.


  • Sharpspring: Ela concede relatórios de desempenho e ajuda no diagnóstico dos resultados. Através dela conseguimos desenvolver as métricas de conversão.


  • Google Search Console: Mostra informações sobre o seu site no índice de pesquisas no Google. É através dele que conseguimos saber o número de exibições mensais, cliques e outros.


E quais conceitos são usados no Marketing Digital quando falamos de métricas?

  • CPL (Custo Por Lead): Mostra quanto está sendo gasto para conquistar um lead (consumidor em potencial).

  • Ticket Médio: Mede o valor médio das vendas, sendo muito importante sua análise a fim de saber se estão sendo fechados bons negócios.

  • Retorno sobre o Investimento (ROI): Mensura se uma campanha de marketing está sendo efetiva. Ainda é possível medir a qualidade dos Leads gerados por essa ação.

  • Taxa de conversão em Landing Pages: Verifica a efetividade das Landing Pages (Página de Destino).

Esses são apenas alguns dos diversos indicadores que existem dentro do marketing digital, entretanto, não basta saber o que são esses indicadores, é preciso saber montar uma estratégia com essas informações e, dessa forma, alavancar seu negócio.


Mas, e agora? Como consigo aplicar as estratégias de métricas na minha empresa?


No primeiro momento, devemos compreender que o objetivo central é estar sempre buscando gerar mais tráfego com leads qualificados, assim, aumentando o número de vendas sem aumentar os custos. Com a análise das informações conseguimos saber o que está dando certo no seu negócio e definir, de forma correta, uma estratégia.


Para auxiliar na aplicação dessa estratégia, existe a ferramenta Sharpspring, que possui diversas funções que podem auxiliar a sua empresa. Com ela você pode entender os custos de conversões, saber o verdadeiro CPL e, tendo em vista a integração entre o Sharpspring com o Google Ads, é possível também criar relatórios para campanhas feitas, centralizando tudo em um só lugar.


Faça agora !


Além disso, podemos usá-las dentro do próprio time a partir do momento em que cada equipe possui metas a serem batidas e, no final do processo, podemos avaliar e verificar se as metas foram alcançadas. Portanto, existem diversas formas de aplicar as métricas dentro da sua empresa. Mas uma dica valiosa: é essencial garantir a revisão e o crescimento da empresa.


Espero que esse artigo tenha lhe agregado de alguma forma e que você consiga aderir essa prática em sua empresa. Nós, da Núcleo Consultoria Jr. já aplicamos as métricas em nosso dia a dia e, desta forma, temos nos tornado mais assertivos. Se quiser saber mais, podemos ajudar você nesta jornada.


Se você gostou do nosso artigo, siga as redes sociais da Núcleo Consultoria Jr ou visite o nosso Blog para poder ficar por dentro das novidades!


#métricas #googleads #marketingdigital #produtividade #otimização