top of page

Código de Barras: como ele pode ajudar o seu negócio?

Em uma ida ao mercado ou loja você já se perguntou qual a função do código de barras presente nas embalagens dos produtos? Nesse artigo você irá descobrir a função e os benefícios trazidos pelo uso do código de barras.


O que são os códigos de barras?


Em suma, é um método em que uma sequência numérica é representada de forma visual por meio de barras de espessura e posicionamento diferente, essa representação gráfica pode ser lida por scanners, o que possibilita a identificação de produtos de forma mais rápida e simples, contribuindo para a agilidade e organização.


Quando o desenho das barras não está legível, é possível realizar a identificação por meio dos números que o código representa, pois tanto a representação gráfica quanto a numérica possuem o mesmo valor.


Apesar de serem em sua maioria parecidos, existem uma diversidade de tipos de códigos, sendo alguns dos mais utilizados:

  • EAN-13: contém 13 dígitos, e podem ser utilizados tanto para controle interno quanto para vendas, pois armazena dados do lote ou da unidade.

  • ITF-14: também conhecido como DUN-14, contém 14 dígitos e é mais utilizado pela parte de logística, serve para identificar mercadorias e embalagens, facilitando assim o rastreio das embalagens e a organização de estoques.

  • UPC: contém 12 dígitos, e é utilizado nos pontos de venda. É mais utilizado por empresas com interesse em exportação, pois esse tipo de código é aceito na América do Norte.


Quais os benefícios oferecidos pelo uso do código de barras?


  • Registro e validação dos produtos: alguns códigos, como o EAN-13 servem para validar um produto pois funcionam como um registro geral do item, além de que, por tudo ser catalogado e codificado, basta passar o código pelo leitor para ter acesso às informações pertinentes à mercadoria;

  • Controle de estoque: todos os produtos são catalogados no sistema de gestão e cada movimentação é registrada, isso torna mais simples identificar e rastrear os itens tanto no estoque quanto no processo de envio ao cliente quando necessário;

  • Agiliza o atendimento ao cliente: por ser um sistema simples, onde é necessário apenas utilizar o leitor de código de barras para ter o valor e as demais informações do produto, não sendo necessário digitar cada código, com isso, o tempo de atendimento acaba se tornando menor;

  • Minimiza os custos e diminui erros no fluxo de trabalho: ao ter um controle mais assertivo, é possível planejar com exatidão o que é necessário para restabelecer o estoque. Além disso, apesar de o uso do código de barras não exigir um treinamento específico, diminui os erros que nas atividades, pois não é necessário inserir os códigos manualmente, agilizando os processos relacionados a logística, dessa forma, evitando gastos excessivos;

  • Aumenta a escala de vendas e oferece mais destaque no mercado: a implementação dos códigos otimiza os procedimentos e melhora a forma de trabalho, auxiliando no aumento da qualidade e agilidade dos processos, ajudando no crescimento do negócio e na visibilidade no mercado.


Como implementar o uso do código?


Apesar de ser um método de uso simples, para sua implementação se faz necessário realizar estudos específicos sobre o objetivo do uso, e as atividades e processos em que esse método será implementado, pois com essas informações é possível escolher o modelo de código que melhor se encaixa nas necessidades e operações realizadas pela empresa. Após a obtenção dessas informações é possível escolher o modelo de código e determinar o tamanho, os números e a cor que irão compor o código.


Quanto a impressão, é importante realizar um teste antes de imprimir todos os códigos para garantir que estão legíveis e que o leitor consegue identificar com clareza os detalhes presentes no código.


Agora que você já conhece a importância e os benefícios do código de barras, o que falta para adotar esse método? Saiba que nós, da Núcleo Consultoria realizamos o serviço de código de barras com alta qualidade, prezando pela satisfação do cliente!



bottom of page