top of page

A importância das tabelas nutricionais para seus produtos alimentícios

Ao escutarmos a famosa frase “você é o que você come”, paramos para pensar sobre como nós, consumidores, sabemos o que e quais as quantidades de cada nutriente estamos ingerindo? Será que corremos o risco de consumir determinados alimentos aos quais somos alérgicos por engano? São questões de extrema importância, porém não precisamos criar pânico, tudo pode ser respondido através da Rotulagem nutricional.







A tabela nutricional tem como finalidade informar e esclarecer ao consumidor de forma padronizada as propriedades nutricionais do produto que está prestes a adquirir. Essas informações devem estar claras, com o fim de garantir que a compreensão seja fácil, evitando enganos e dúvidas a quem possa ler.

Os rótulos são obrigatórios a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente, que irá consumir posteriormente. A exceção à regra se aplica apenas a produtos como água, vinagres, bebidas alcoólicas, embalagens pequenas (com embalagem cuja superfície visível seja menor ou igual a 100 cm2), entre outros não tem a obrigatoriedade de receber o rótulo. Aos demais, a rotulagem é critério exigido por lei.

Ao analisarmos rótulos de diferentes produtos alimentícios podemos perceber que existe uma padronização, isso ocorre graças às normas estipuladas pela ANVISA. Nelas, itens como lista de ingredientes, identificação de alergênicos, conteúdos líquidos, identificação de origem, instruções de preparo e valores nutricionais devem estar presentes obrigatoriamente.

Mas como nada da vida é tão simples, cumprir essas resoluções exige uma análise minuciosa do alimento e uma série de critérios para fazer cada um dos itens. Por exemplo, uma coisa que poucos de nós conhecemos e que é de extrema importância para sabermos o que estamos consumindo é a ordem da lista de ingredientes. Ela é disposta em ordem decrescente, ou seja, o primeiro é o de maior quantidade e o último o de menor.

Conhecendo um pouco mais sobre o assunto, o olhar para as embalagens de alimentos não é mais o mesmo. Isso porque sentimos que o produtor teve a preocupação de se adequar às normas e ser transparente com seus clientes. Saber claramente o que consumimos nos dá segurança, passamos a confiar no que iremos ingerir, como também em quem produziu.


Através dessas informações, podemos perceber que a Rotulagem Nutricional é extremamente importante e exige bastante pesquisa para que cumpra seu papel de informar com convicção e clareza o que estamos consumindo.

Aos empreendedores que se interessam por esse benefício nas embalagens de seus alimentos, saibam que estão no lugar certo! Nós da Núcleo Consultoria teremos o prazer em elaborar as tabelas nutricionais para os seus produtos com qualidade e preço baixo.


Se você gostou do nosso texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não lhe agradou, escreva para a gente, para que assim possamos produzir conteúdos cada vez melhores!


Se interessou pelo assunto, entre em contato conosco ,temos uma excelente equipe a postos para lhe atender.

bottom of page