top of page

O auxílio do Manual de Boas Práticas de Fabricação na redução de riscos para a empresa

Atualizado: 6 de nov. de 2023

Você sabia que entre janeiro e abril de 2021, a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria de Saúde visitou mais de 750 estabelecimentos (restaurantes e bares), sendo que 175 foram autuados e 40 interditados?


Isto foi devido aos riscos encontrados iminentes à saúde tanto aos funcionários quanto aos clientes. Além deste ato pela Divisa, estes estabelecimentos levaram uma multa que varia de R$ 2 mil a R$ 20 mil.



Diante a este acontecimento, acredita-se que nenhum proprietário quer passar por estas circunstâncias. A pergunta que fica é: quais são as maneiras de não passar por esta situação? Uma das formas de prevenir estes riscos, é adquirir um auxílio do Manual de Boas Práticas.


O Manual de boas práticas é um documento relacionado à higiene do estabelecimento, com todo o detalhamento sobre como o trabalho deve ser executado, de modo correto a ser cumprido. Sobre diversas exigências elaboradas pelo MBP, uma delas é sobre a estrutura física: precaver quantidades de geladeiras, janelas, presença de exaustor entre outros. Um fator muito importante é sobre a elaboração do alimento, por exemplo, criar rotinas em armazenamento da mercadoria, preparo do alimento até a chegada do serviço prestado para o consumidor com segurança e qualidade.


Por que ter um Manual de Boas Práticas?

A importância de um MBP é imprescindível nos estabelecimentos, pois a ANVISA informou o uso obrigatório deste Manual por meio da Resolução de Diretoria Colegiada, RDC nº 216 de 15/09/2004. Caso o descumprimento dessa exigência feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pode levar sérios riscos para o estabelecimento.


De forma resumida, os componentes necessários para implementação de um bom Manual de Boas Práticas são: primeiro, fazer um levantamento completo das operações, em outras palavras, devem ser detalhadas todo passo a passo da chegada do produto, armazenamento, produção e a entrega do bem para o consumidor.


Após executado esta primeira parte, o proprietário junto com os funcionários deve traçar um plano de correção das irregularidades. Além disso, deve ser planejado o nível de capacitação dos funcionários nas suas devidas funções, para que possa ser garantido a efetividade do serviço prestado.


Posteriormente, depois que o proprietário executar todos os componentes citados anteriormente, será colocada em prática uma padronização de todas as etapas dos procedimentos para os funcionários. Esta cartilha é chamada de procedimentos operacionais padrão (POP). Neste documento está registrado todo o passo a passo de qualquer execução de tarefa dentro do local, para que qualquer pessoa, seja uma pessoa experiente ou iniciante, possa entender as suas práticas com as informações dadas, diminuindo os riscos dentro da empresa.


E quais são os benefícios?

Todo proprietário que utiliza o Manual de Boas Práticas no dia a dia adquire diversos benefícios para o seu negócio. Uma das diversas vantagens está relacionada ao ganho do lucro por reduzir quantidades de desperdícios tanto nos produtos quanto no processo de execução dentro do local, isto é, com o MBP bem aplicado, o proprietário tem todo o mapeamento dos procedimentos que pode ser passado para a equipe a fim de diminuir o custo operacional.


Quando o estabelecimento tem um serviço padronizado, geralmente este possui uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes. Isto é porque quando há uma tarefa padronizada, o produto oferecido ganha mais valor e qualidade para os seus clientes. Dessa forma, colocando este procedimento em prática, o proprietário pode entregar o seu bem para os consumidores com maior rapidez e qualidade.


Ademais, quando o local não dispõe o MBP, pode causar riscos para o seu negócio podendo causar possíveis contaminações, proliferação de bactérias, doenças provenientes de alimentos mal manipulados. É de suma importância o estabelecimento adotar o Manual a fim de impedir algum tipo de contaminação de alimentos.


Portanto, podemos perceber que para implantar o Manual de Boas Práticas para minimizar os riscos para a empresa é um processo bem complexo que deve ser detalhado e executado de maneira totalmente adequada e personalizada. Para isto, a Núcleo Consultoria tem a responsabilidade em ajudar você que precisa deste serviço, com uma equipe altamente qualificada, em um cronograma ajustável, servindo de forma segura e com qualidade, e o melhor, por um preço que cabe em seu bolso. Para mais informações sobre este projeto, entre em contato pelo nosso e-mail faleconosco@nucleoconsultoriajr.com . Nós na Núcleo Consultoria esperamos por você!






bottom of page