• Mariana Ferreira

Gestão de tempo: Como se manter organizado e produtivo

Novos Hábitos, Novos resultados

Você desejaria ser mais produtivo e eficiente, mas sem abrir mão da vida pessoal e unir isso a um propósito profissional?



Então, acompanhe algumas dicas que ajudarão você a chegar nesse objetivo.

Mas antes, iremos falar brevemente sobre o conceito de gestão; no dicionário, a definição é expressa da seguinte forma: ato ou efeito de gerir; administração, gerência.

Em um primeiro contato, essa palavra pode ter uma conotação um tanto quanto prática, objetiva e unidirecional, remetendo uma ideia do âmbito empresarial que se limita as práticas políticas-administrativas. Mas a gestão pode ir muito além disso, é uma prática que além do aspecto político de uma equipe, engloba as relações pessoais e a rotina no processo como um todo.

A gestão é um ramo das ciências humanas que se refere a pessoas, buscando a manutenção das boas relações entre elas, além de recursos. É uma prática que pode ser encontrada quando se tem a necessidade de aprimoramento e eficiência atrelados a um bem comum. Alguns exemplos que podemos citar são a gestão ambiental, gestão de projetos, de pessoas, de serviços e a gestão do tempo.

O nosso tempo está atrelado, nos dias atuais, a resultados, processos, tarefas, dinheiro, planejamento e execução. É um looping onde precisamos cumprir todas as expectativas e exigências para se alcançar o sucesso.

O grande segredo para se alcançar sucesso na produtividade está relacionado ao aprimoramento dos hábitos que propulsionam qualidade na organização. Mas como conseguimos conquistar essa organização? Através do planejamento.

Este método de gestão é de grande valia para mudar hábitos e comportamentos negativos, criar oportunidades e atingir o sucesso duradouro, que se dá através da proatividade e fortalecimento do propósito.


Faça o tempo trabalhar a seu favor!

Todas as ações humanas estão associadas ao contexto do tempo, por isso gerenciar o tempo agrega de maneira relevante para a execução do planejamento estratégico pessoal.

O planejamento estratégico pessoal começa com uma análise honesta das suas atribuições e habilidades. Ele vai orientar ações que estão alinhadas com as suas realizações no âmbito pessoal. Assim como as empresas usam dessa estratégia para alcançar resultados satisfatórios, nós podemos aproveitar esse conhecimento e aplica-lo na nossa vida. Agora iremos pontuar algumas ideias que te ajudarão na elaboração do seu planejamento estratégico pessoal.


- Se preparar

O sucesso é a consequência de uma boa preparação. As realizações pessoal e profissional precisam estar alinhadas para se ter mais clareza no seu propósito de vida. E para usufruir de todas as vantagens do planejamento estratégico é preciso que as mudanças de hábitos e a reciclagem de ideias aconteçam. Refletir sobre sua rotina, se está sendo entregue todo o seu potencial, se seu tempo esta sendo usado da melhor forma possível e se suas atividades estão em harmonia com seus objetivos.


- Propósito

Essa parte do processo é necessária para refletir sobre seus valores, visão e missão. O que motiva você? O que você gosta de fazer? No o que as pessoas dizem que você é bom? Quando você se sente reconhecido?

Essas perguntas irão te ajudar a moldar e alinhar seu futuro com o que você tem feito para chegar lá. Uma visão de planejamento que irá ajudar você a identificar seus pontos fortes e fracos é observar a sua vida como um grande projeto, onde tudo está integrado e conectado de alguma forma. E fortalecer os pontos de ligação de uma área com a outra é um fator determinante para o aprimoramento.


- Análise pessoal

Você pode listar suas características consideradas fortes e fracas em situações de ameaça ou de oportunidades. Os pontos fortes te direcionam e te fazem enxergar no o que você realmente possui de nato em si; já os pontos fracos revelam o que pode ser aprimorado para elevar os seus pontos fortes.

As ameaças são situações que te bloqueiam de alcançar seus objetivos, nas quais você não pode controlar. Em contra partida, as oportunidades é tudo aquilo que te influencia de forma positiva e lhe permite impulsionar e crescer suas metas.


- Ação

Esse é o momento onde você transforma suas reflexões e conclusões em ação! E para realizar essas ações, é interessante que você estabeleça prazos, sendo eles de curta, media ou longa duração. Além de mensurável, seu plano de ação precisa ser específico, com base nas suas ambições e metas.


- Monitoramento

Nessa etapa, é preciso desenvolver formas de acompanhar o seu processo e evolução. Lembrando que você pode alterar o seu planejamento a toda vez que perceber uma mudança necessária em alguma parte do processo, para que ele se mantenha fiel e atualizado consigo e suas mudanças.


Faça Agora!

Não é difícil construir um planejamento pessoal estratégico, mas é preciso vontade e honestidade para estabelecer os primeiros passos. É importante não ter medo na hora de definir suas metas para poder se tornar realizado. Como por exemplo aqui na Núcleo, fazemos planejamento estratégico da empresa para que a mesma atinja suas metas. E também, através da Núcleo aprendemos a como organizar nosso tempo e desta forma, nos tornamos mais produtivos.


#gestaodetempo #organizacao #produtividade #otimizar #agir #nucleoconsultoria