• Beatriz Gomes

Estratégias para fidelizar seus clientes e a importância da fidelização para sua empresa.

Atualizado: Jul 2

Quer entender melhor quais as vantagens de aplicar a fidelização de clientes na sua estratégia de vendas? Então venha conferir a leitura!


A fidelização (como o próprio nome diz) consiste em tornar fiéis os clientes que a empresa conquistou, e isso pode ser aplicado tanto aos novos clientes que ainda vão comprar quanto aos antigos. Quanto mais um cliente sente que a empresa se preocupa com a satisfação dele, maiores são as chances dele se tornar fiel.


Por mais que existam particularidades em cada nicho de atendimento comercial, há alguns pontos em comum que podem ser usados. E como podemos tornar essa teoria em algo prático? Aqui estão relacionadas algumas das estratégias:


Atendimento sensível: Busque conhecer seu cliente e ter uma relação de igual para igual nas conversas. Trate-o de forma a deixá-lo confortável.


Foco total e valor no cliente certo: Ficou meio confuso? Então pensa comigo o seguinte: sua empresa e seus produtos têm um perfil destinado; mais vale pesquisar e investir onde vai encontrar uma maior quantidade desse público ou ficar perdendo tempo onde seu produto não tem como ser consumido?


E o valor no cliente? Cuidado neste quesito! Valor é diferente de preço. Jamais trate ou dê a entender que seu cliente é precificável para você, pois ele não é. Valor é agregar ao consumidor os pontos mais importantes que sua empresa pode oferecer; crie conteúdos interessantes, atendimento humanizado e de qualidade, inove.


Monitore seus clientes: Nesse ponto, o CRM pode ajudar; esteja atento ao que seu cliente mais procura e o que ele consome. Dessa forma, você saberá em que ponto tocar ao oferecer algo para ele e deixá-lo ainda mais satisfeito.


Cultura organizacional e estrutura do negócio: Espelhe e motive sempre os colaboradores da sua empresa, não deixe que se percam os valores que seus serviços possuem e a estrutura de como tudo isso é feito, para que o consumidor tenha uma visão cada vez mais positiva de seu negócio. A cultura é a forma de agir e pensar os valores da empresa; quando todos trabalham a favor do mesmo prol, os resultados certamente serão favoráveis.


Tenha um programa de fidelidade: Quando você cria uma forma de fidelizar seus clientes, suas vendas, consequentemente, aumentam. Como isso é possível? Basicamente, quando uma pessoa tem boa experiência com algo, sua tendência é sempre voltar a querer consumir aquilo.


Alguns exemplos de como por este item em prática: trabalha com produtos que serão entregues em casa? Mande um brinde dentro da caixa. Ofereça um cartão fidelidade, em que, depois de compras mais frequentes, seja oferecido um desconto. Basicamente: quanto mais ele compra, mais benefícios (de forma adaptável ao seu serviço) ele terá.


Peça sempre Feedbacks (e dê também): Escutar sobre sua jornada é um ponto chave para sua empresa. Entenda os pontos de melhoria e construa relacionamentos a partir disso; preste atenção nos canais de sugestões.


Após tudo isso, ficam claras algumas das dicas de como estreitar sua relação com o cliente e fazê-lo se sentir especial, certo? Mas, se ainda não estiver convencido de como tudo isso pode ser benéfico para sua empresa, vamos aos números então!


De acordo com um estudo publicado na HarvardBusiness Review, feito pelo Frederick Reichheld da Bain & Company (o inventor da Net Promoter Score que estuda a métrica de satisfação do cliente), as taxas de retenção de clientes crescentes em 5%, aumentando os lucros de 25% a 95%.


Sendo assim, a fidelização pode ser extremamente lucrativa.


Espero que esse artigo tenha lhe ajudado de alguma maneira e que você consiga aderir essas práticas em sua empresa. Caso o nosso texto tenha lhe agradado, siga as redes sociais da Núcleo Consultoria Jr ou visite o nosso Blog para poder ficar por dentro das novidades.


#fidelização #fidelizaçãodeclientes #clientes #empresas #vendas