top of page

Empresa Júnior: O que é e como funciona? Um guia completo para iniciantes.

Acabou de entrar na Universidade e ainda não sabe como funciona e quais os objetivos e benefícios de uma Empresa Júnior? Vem que a gente explica!



A primeira coisa que perguntamos quando ouvimos falar sobre é o que é uma

Empresa Júnior e qual a diferença dela para uma Empresa “Comum”.


Vamos lá!


Empresa Júnior é uma associação civil que não visa fins monetários, cujo a mesma é formada geralmente por alunos de graduação e orientada por um professor responsável.


Na qual, tais alunos possuem o interesse em desenvolver suas habilidades

empreendedoras e aplicar os conhecimentos que estão sendo adquiridos em sua

graduação.


Qual o seu objetivo?


● A mesma tem o objetivo de executar funções que normalmente estão relacionadas com o curso exercido pelos alunos que as compõem, dando aos mesmos um prévio acesso ao mundo que eles lidarão a se formar na graduação, resultando em uma preparação de excelência para enfrentar os possíveis obstáculos que devem enfrentar após a conclusão do curso.


MEJ (Movimento de Empresa Júnior)


● Ao falarmos sobre empresas juniores é de suma importância citarmos o MEJ (Movimento de Empresa Júnior), que é composto por estudantes universitários.


O MEJ consiste em núcleos empresariais que oferecem projetos e serviços às empresas, atuando em áreas como consultoria, desenvolvimento de software e marketing.


Como funciona a remuneração:


● As pessoas que fazem parte das empresas juniores não possuem remuneração, no entanto, não significa que não recebem retorno. É bem comum inclusive ver os alunos extremamente satisfeitos com o quanto evoluíram após participar de uma empresa júnior. A mesma os molda para terem uma postura profissional e através dos serviços que realizam dentro da empresa, acabam aprendendo a realizar funções que serão exigidas no mercado de trabalho futuramente, como por exemplo: táticas de abordagens e comunicação com clientes, comunicação não-violenta, aplicação do conhecimento do pacote office e afins.


Como faz para participar?


● Para fazer parte de uma empresa júnior, é necessário participar de um processo seletivo realizado pelos membros das mesmas, no qual, através de etapas desenvolvidas por cada empresa júnior, eles selecionam os candidatos mais aptos. Normalmente as informações para datas de inscrição e como funciona o processo seletivo estão em suas redes sociais e site.


Não é tão comum ouvir falar sobre empresa júnior, mas é relevante explicar o que é, quais suas funções, quais seus benefícios e afins, pois é um movimento muito grande, que abrange não somente ao Brasil, como também, a diversos países.


Qual a diferença entre uma Empresa Júnior e uma “normal”?


● Como já explicamos, uma Empresa Júnior não tem fins lucrativos, mas a diferença vai além disso!


Uma EJ (Empresa Júnior) possui caráter educacional. Seu intuito é fazer com que estudantes apliquem seu conhecimento em sala de aula no dia a dia, fazendo com que obtenha experiências reais, sem as cobranças reais.


● A Empresa Júnior é o lugar ideal para o aluno se desafiar, se testar, ver seus limites e até onde pode alcançar, sem a cobrança que uma empresa “normal” colocaria sobre ele, impondo uma certa limitação sobre seu desempenho.


● Além disso, os trabalhos dentro de uma EJ é menos complexo, mais acessível, beneficiando não somente aos estudantes como também aos normalmente, microempreendedores, que usufruirão de seus serviços.


Você deve estar se perguntando o que fazem com o lucro da empresa já que não

há remuneração?


● A resposta para isso é simples, o propósito é reverter esse lucro em

investimentos para a EJ, treinamentos, viabilização de visitas técnicas e possibilidade de acesso a eventos(transporte e acomodação), para que todos os membros possam ir.


E aí, gostou? Não perca a chance! É aluno de Engenharia Química, Engenharia de Materiais ou Farmácia e tem vontade de embarcar nesse mundo inovador?


Fique de olho em nossas redes sociais e se inscreva quando nossos processos seletivos estiverem abertos!







bottom of page