Vários fatores devem ser levados em consideração na hora de confeccionar um rótulo: identidade visual, cores coerentes, leitura fácil, informações importantes, entre outros. Mas você sabia que os rótulos podem ter o poder de despertar emoções nos consumidores? Vamos ver como funciona o design emocional e como usar isso a seu favor!
Inicialmente, devemos reconhecer que os rótulos também são uma forma de comunicação e são uma das principais ferramentas para a interação entre o produto e o cliente. Interação essa que podemos chamar de Experiência do Produto, ela se inicia desde a visualização do produto na prateleira.
Alguns artifícios podem ser usados para chamar atenção dos clientes, cores chamativas, formato da embalagem, palavras chave, odor agradável. Todos esses artifícios buscam aguçar os sentidos dos consumidores. Com os sentidos aguçados, as pessoas podem criar significados pessoais ou culturais com a experiência, o que acarreta em uma experiência emocional. Estudos indicam que até 95% das decisões de compra podem ser motivadas pelas emoções.
Sendo assim, como criar um design atrativo e que desperte boas emoções?
Donald Norman, cientista cognitivo, coloca o design emocional em três pilares:
Visceral: o produto chama a atenção quando desperta um instinto em relação ao mesmo. Cores chamativas, formas intuitivas, tudo isso leva a uma compulsão que pode fazer o produto ser escolhido.
Assim, escolha bem a identidade visual do seu rótulo, o que ele induz a pensar e quais instintos são interessantes despertar para o uso do seu produto.
Comportamental: este aspecto muito se relaciona com a experiência do produto. Caso o consumidor se sinta confortável, tenha sensações agradáveis durante o manuseio, ocorre uma identificação que leva a uma experiência emocional. Nesse aspecto é bom investir em música ambiente, textura de embalagens.
Busque manter uma experiência agradável em seu produto e, principalmente, que ele se sinta no controle da situação em que seu produto está inserido.
Reflexivo: este pilar leva em consideração o que o produto tem a dizer sobre o próprio consumidor, como são vistos socialmente os usuários daquele produto. Muitos são levados a comprar produtos que possam inferir um status social.
Você pode usar deste pilar em seus rótulos ao comunicar com o cliente a história da empresa, os valores que ela preza e buscar se conectar com o seu cliente a partir disso. O design emocional pode ser uma ferramenta muito útil e rentável nas suas vendas.
Investir no design emocional dos rótulos é uma estratégia poderosa para aumentar as suas vendas, pois melhora a experiência do consumidor e cria conexões mais profundas com a marca. Ao considerar os pilares visceral, comportamental e reflexivo na criação dos rótulos, é possível não apenas atrair a atenção dos clientes, mas também criar uma relação duradoura e significativa com o produto, o que acarreta na fidelização de clientes.
Na Núcleo Consultoria Jr, entendemos a importância de cada detalhe e estamos prontos para ajudá-lo a transformar seus rótulos em verdadeiras ferramentas de comunicação e engajamento emocional, garantindo o sucesso de suas vendas. Entre em contato conosco e solicite seu diagnóstico gratuito de design para a sua marca!
Comments