top of page

Marketing Digital: como alinhar as vendas a favor da empresa de forma inteligente?

As vendas surgem da necessidade de compra, e a partir de estratégias do marketing digital conseguimos atrair a atenção de leitores para se tornarem possíveis leads e alavancar as vendas, mas como fazer isso de forma inteligente? Continue lendo e descubra.



O marketing possui diversas estratégias, dentre elas as mais usuais são o Outbound Marketing e o Inbound Marketing que podem ser utilizados para alinhar as vendas de forma inteligente. O Outbound marketing consiste na captação de clientes pela prospecção ativa, ou seja, nós buscamos o cliente. Essa busca pode ser feita de diversas formas como o telemarketing, panfletagem, propaganda de TV e etc. As pessoas alcançadas ao usarmos essa estratégia podem ser possíveis pessoas interessadas no assunto e acabarem se tornando clientes ou pessoas que não tem interesse no conteúdo mensurado. O retorno de clientes ao ser usada essa estratégia é alto, assim como o retorno sobre os investimentos pelo fato de que muitas pessoas serão atingidas por essa estratégia, porém o investimento também é alto.

O Inbound Marketing consiste na criação de conteúdo digital e compartilhamento para determinado nicho, o qual é destinado o interesse pelo produto, com um simples objetivo: atrair potenciais leads para que se tornem clientes. O conteúdo criado para divulgação nas mídias sociais da empresa precisa ter o intuito de chamar a atenção, prender o cliente e consequentemente o instigar a comprar. Essa técnica citada acima utiliza a prospecção passiva, ou seja, o cliente procura a empresa, a principal mídia utilizada nessa estratégia é a internet cuja, a utilização é indispensável no mundo atual. Através desse método o cliente é abordado e passa por um funil de vendas.

Mas o que é um funil de vendas?

O funil de vendas funciona em três etapas, a primeira etapa consiste na captação, é quando os leads vêem algum anúncio, post ou conteúdo na internet e despertam em si uma necessidade de obter aquele determinado serviço até então desconhecido, é quando ele entra em contato com a empresa para saber mais informações. A segunda etapa consiste em comunicação com os leads e identificação do problema, a comunicação precisa ser feita de forma que seja demonstrado aos leads que a empresa se importa com a dor deles e se sensibiliza com o que ele está passando, fazendo assim com que ele crie uma confiança em você como membro da equipe, não pense somente que está apenas querendo vender, gerando assim uma conexão e confiança em fechar o negócio, pois ele sabe que precisa de ajuda e confia na equipe para prestar o serviço. A terceira etapa consiste em fechar o negócio, o lead confia na empresa para fechar o serviço, e acredita que estão aptos a dar uma solução para o seu problema devido a relação construída na segunda etapa.

Quais os benefícios do funil de vendas?

Padronização de vendas, obtém-se agilidade e assertividade na realização das etapas.

Aumento na produtividade, porque é feito conforme o que se planeja, pode ser monitorado para que exista menos erros.

Resultados previsíveis, por ser um processo padronizado é possível se estimar quantas pessoas precisam entrar em contato com a empresa, para quantas pessoas se tornarão clientes.

Como aplicar essas estratégias?

Se a empresa optar por utilizar o Outbound, ela pode enviar SMS estratégico com um breve texto e link, fazendo com que o leitor ao clicar seja direcionado ao site de compras ou serviços da empresa.

Se a empresa optar por utilizar o Inbound, é necessário a criação de conteúdos como posts em blogs, infográficos, posts no Instagram que chamem a atenção do leitor e sejam convidativos.

As duas estratégias podem ser utilizadas também ao mesmo tempo com o intuito de alavancar as vendas.

Para o funil de vendas ser aplicado, é interessante que a empresa tenha artigos, infográficos já disponíveis para a visualização, após isso é necessário definir bem cada etapa do funil e com isso construir com os leads um vínculo de confiança para que a compra seja efetuada. 

Esperamos que você tenha entendido como vender de forma inteligente. Caso tenha gostado siga a Núcleo em suas redes sociais e acompanhe o blog com mais posts sobre diversos temas.


Comments


bottom of page