top of page

Como oferecer uma embalagem no mercado de acordo com a Anvisa?

Atualizado: 29 de set. de 2023

Você que está iniciando no empreendedorismo, já pensou em como irá oferecer a embalagem dos seus produtos de acordo com a Anvisa?


Ou se você já é empreendedor e está com seu negócio consolidado, já verificou se as embalagens que a sua empresa possui estão de acordo com os critérios que a Anvisa exige?


Se a sua resposta for não, fique tranquilo, que neste breve artigo irei te ajudar a oferecer uma embalagem no mercado de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.





O que é a Anvisa e qual a sua importância?


Primeiramente, é necessário ressaltar a importância de ter seu produto com as diretrizes da Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por regularizar os produtos e os serviços que possam prejudicar a saúde da população.


De modo que a embalagem do alimento seja um dos principais fatores fiscalizados, a fim de garantir que seu produto esteja adequado e possa ser distribuído para venda.


É dessa maneira que o registro do produto acontece, podendo ser realizado diretamente no site da Anvisa e assim, estar de acordo com as diretrizes da Anvisa garante que seu estabelecimento não seja autuado ou fechado por tempo indeterminado.


Todos os produtos necessitam dessa regularização?


Produtos como alimentos infantis e suplementos alimentares que contêm enzimas ou probióticos necessitam obrigatoriamente dessa regularização. Por outro lado, produtos como chocolate, gelo, etc. são produtos conhecidos por não precisarem rigorosamente da regularização.


Entretanto, o registro pode trazer inúmeros benefícios, como ajudar a empresa a alavancar suas vendas, pois atribui valor à sua mercadoria, trazendo mais credibilidade ao produto. Além de passar mais confiança ao cliente, que poderá saber o que está presente no produto ingerido por meio da rotulagem existente.


O que seria necessário para implementar uma rotulagem adequada no mercado?


Recentemente, ocorreu a aprovação do novo formato de rotulagem pela Anvisa. Diante dessa mudança foi implementada uma rotulagem frontal, além da tabela nutricional que já existia anteriormente nos produtos.


Ou seja, agora há símbolos na parte frontal da embalagem indicando informações importantes aos clientes, que no antigo formato ficavam menos evidentes.


Além disso, a Anvisa disponibilizou em seu site todas as regras que as novas embalagens devem conter, listamos aqui alguns exemplos das normas contidas no site:

  • As informações nutricionais devem conter o fundo branco e a fonte preta para facilitar a leitura por parte dos consumidores.

  • A lista de ingredientes utilizados para a fabricação do produto deve começar pelos ingredientes presentes em maior quantidade. Ademais, esta lista e a tabela nutricional devem atender às regras determinadas, como fonte e modelos de apresentação.

  • Produtos alimentícios industrializados devem conter nos rótulos e materiais de divulgação a advertência, conforme o caso: “Contém glúten” ou “Não contém glúten”.

  • a mesma forma, no caso da lactose, é obrigatória a declaração de sua presença sendo feita no formato “CONTÉM LACTOSE”. Além disso, é necessário informar sobre a presença de alimentos alergênicos e as possíveis contaminações cruzadas;


Então, agora que você possui conhecimento de que a embalagem com as diretrizes da Anvisa pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa e já sabe o que seria necessário para implementá-la, não tem mais desculpa para não investir em uma embalagem ideal, viu?


Nós da Núcleo Consultoria realizamos esse serviço atualizado com as novas regras de rotulagem nutricional pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária por um preço justo, além de desenvolvermos código de barras para seu produto.


Não perca tempo, entre em contato conosco para obter mais informações, será um prazer poder ajudar o desenvolvimento da sua empresa!


E lembre-se, você possui a chance de investir não apenas em uma embalagem, mas sim no que garante sua empresa longe de multas e ainda pode alavancar as suas vendas


Comments


bottom of page