top of page

Como desenvolver responsabilidade socioambiental no seu negócio?

É muito provável que em algum momento da sua vida você tenha ouvido falar sobre a responsabilidade socioambiental, entre as suas jogatinas ou até mesmo no intervalo da sua maratona de séries. Mas alguns questionamentos ficam no ar, como:

O que é responsabilidade socioambiental? Como isso pode impactar no nosso cotidiano? Como aplicamos a um negócio?



Ao longo deste artigo estaremos respondendo a esses questionamentos e a outros que possam surgir. E trataremos pontos importantes em que a Núcleo Consultoria pode ajudar o seu negócio a ser uma empresa mais responsável


O que é Responsabilidade Socioambiental?


Podemos definir a responsabilidade socioambiental como sendo o compromisso que as empresas possuem com o meio que estão inseridas. Portanto, se tornado responsável por adotar uma postura mais ética e responsável sempre tendo ciência de seu impacto ambiental e social, objetivando sempre a sustentabilidade. E desse ponto sempre trazendo ao foco um desenvolvimento sustentável. Cabe ressaltar ainda que essa responsabilidade é dever de todos nós, em todos os âmbitos de nossa vida, seja como cidadãos ou como empresas, privadas ou estatais.

O Ministério do Meio Ambiente desenvolve políticas públicas que visam promover a produção e o consumo sustentáveis. Produção sustentável é a incorporação, ao longo de todo ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais. Já o consumo sustentável pode ser definido, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, como ouso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, enquanto minimizam o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, a geração de resíduos e a emissão de poluentes durante todo ciclo de vida do produto ou do serviço, de modo que não se coloque em risco as necessidades das futuras gerações.


O Plano de ação para a produção e consumo sustentáveis é uma ação do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo incentivar políticas, programas e ações que promovam a produção sustentável no país. O que por sua vez possui foco em seis áreas:

  • Educação para consumo sustentável, varejo e consumo sustentável, aumento da reciclagem, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis e agenda ambiental na administração pública. Sendo este último um programa que incentiva a incorporação de atitudes sustentáveis na rotina de órgãos públicos do país.

Como a responsabilidade socioambiental é aplicada em empresas?


Desse ponto trazendo a discussão aos empreendedores, essa definição é algo bastante confuso, apesar de ser um conceito bastante simples. De maneira geral, a responsabilidade socioambiental aplicada a empresas cria e proporciona uma melhor qualidade de vida e constrói uma sociedade mais justa e consistente com a preservação do meio ambiente. Sendo esse ato extremamente ligado à liderança sustentável baseada no setor cultural, social e ambiental. Por conta disso, uma empresa socialmente responsável está totalmente ligada a sua função social e ambiental.


Tendo como base que a responsabilidade socioambiental é um processo de melhoria contínua, e com isso a iniciativa não é mais uma obrigação e sim um tripé que consiste no meio ambiente, social e econômico, assim, possibilitando a existência do negócio.


Vale a pena destacar, que uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e a Consultoria CAUSE aponta que cerca de 9 pessoas em cada 10 dos consumidores, na grande maioria das vezes, preferem escolher marcas que estão envolvidas em questões sociais e ambientais. Ademais, apenas 24% dos entrevistados não se mostraram dispostos a pagarem um pouco mais por produtos de empresas que se comprometem com causas sociais e ambientais.


Assim, não há dúvidas que a responsabilidade socioambiental nas empresas é algo essencial e uma tendência no mercado de consumo. Inclusive, 8 em cada 10 entrevistados afirmaram que deixariam de adquirir produtos de uma marca que está envolvida com denúncias ou acusações em causas sociais ou ambientais.


E dessa maneira trazendo a responsabilidade socioambiental para sua empresa, terá resultados como:

● Gerar valor a empresa

● Promover melhorias na imagem da empresa

● Aumentar a vantagem competitiva


Tendo como base os aspectos citados ao longo deste artigo, podemos concluir que estar por dentro da preservação social e ambiental está sendo um diferencial na competição entre empresas, a fim de captar mais clientes, além disso, ser bem vista no mercado.


Em nossa Empresa Júnior, um de nossos valores é a responsabilidade socioambiental, e detenhamos serviços que podem ajudar a sua empresa a ser mais responsável com a sociedade e com o meio ambiente. Portanto, uma de nossas missões é impulsionar o desenvolvimento sustentável e dissolvê-lo pelo Brasil.



bottom of page