top of page

Boas Práticas de Fabricação: qual o seu impacto na indústria de alimentos?

Quem nunca sofreu com uma intoxicação alimentar após fazer uma refeição fora de casa? Infelizmente, essas eventualidades acontecem devido a manipulação incorreta dos alimentos na hora de sua preparação.


Em função disso, a indústria alimentícia deve adotar medidas indispensáveis para tratar possíveis contaminações e, consequentemente, zelar pelo bem-estar do consumidor.


Essas práticas são listadas no Manual de Boas Práticas (MPB), que serve como guia para atingir as Boas Práticas de Fabricação (BPF).


E você? Já conhece o Manual de Boas Práticas?


Nesse artigo você poderá entender a sua função e qual o seu impacto na indústria de alimentos.


.








Trabalhar com alimentos requer sempre muita responsabilidade com a limpeza do ambiente e a higienização correta dos alimentos. Isso se intensifica principalmente em tempos pandêmicos.

Afinal, os alimentos são como combustíveis para o nosso organismo, são eles que nos dão energia para realizar as tarefas do dia a dia.


Oferecer um alimento seguro é o primeiro passo para conquistar o cliente, não é mesmo?


De acordo com a RDC N°275 da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Manual De Boas Práticas é um guia para empresa sobre BPF.


Nesse documento estão descritas de maneira objetiva as operações realizadas pelo estabelecimento, a manutenção e a higienização de instalações, equipamentos, utensílios e manipuladores.


O BPF deve conter instruções para produção, armazenamento e transporte.

Ainda segundo a ANVISA, o BPF é capaz de eliminar perigos físicos, químicos ou biológicos que possam comprometer a condição higiênica do alimento.


Ainda é válido salientar que o estabelecimento estará passível de multa quando comprovado o não cumprimento dessas medidas de controle.

  • Mas quais são os impactos disso na indústria alimentícia?

Além da obrigatoriedade de que todos os estabelecimentos do ramo alimentício estejam com seus procedimentos padronizados em sua fabricação, garantindo qualidade ao consumidor, a adoção do MBP impacta positivamente a indústria alimentícia e seus estabelecimentos.

Dentre tantos benefícios, podemos listar:

  • Aumento da qualidade dos produtos

Com uma produção padronizada, seus produtos atingirão o máximo de aproveitamento de qualidade de acordo com suas matérias primas, produzindo resultados mais uniformes.

  • Diminui erros operacionais

Obtendo todas as informações bem estruturadas, os possíveis erros operacionais também serão minimizados. Em caso de contratação de novos funcionários, estes serão mais facilmente adaptados às práticas de seu estabelecimento.

  • Evita desperdícios e perdas

Nesse quesito o Manual sem dúvida é um grande aliado. Adotando um armazenamento correto de ingredientes, as perdas causadas por produtos estragados ou de aparência ruim serão extremamente reduzidas.

  • Agilidade

Com todos os processos descritos de maneira personalizada, sua produção se tornará muito mais rápida. Ou seja, a implementação do MPB trará economia de tempo para sua empresa.


E você pode estar se perguntando: este documento é um modelo já pronto?


Te afirmamos que não! O manual deve ser único para cada empresa, já que cada uma delas possui uma realidade, com processos e particularidades específicas, por isso, não pode ser reutilizado.


É imprescindível que a indústria de alimentos, portanto, demonstre seu comprometimento com as BPF elaborando um Manual de Boas Práticas próprio que especifique todos os procedimentos envolvidos naquela produção.


Ele deve ser fiel às estruturas físicas, sendo necessário também ser atualizado caso mudanças aconteçam. Além disso, é preciso disponibilizar uma cópia no estabelecimento para consulta de qualquer um da equipe e de autoridades sanitárias.


Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Manual de Boas Práticas, evite dores de cabeça desnecessárias em seu negócio!


Nós, da Núcleo Consultoria Jr. produzimos o MBP de maneira segura e personalizada para o seu estabelecimento.


Se permita ser também um dos já impactados pelas nossas soluções!


Para mais informações sobre este conteúdo ou de como podemos impulsionar seu negócio, entre em contato pelo nosso e-mail faleconosco@nucleoconsultoriajr.com.





Commentaires


bottom of page