top of page

Os Benefícios do Manual de Boas Práticas Para Restaurantes

Não sabe a hora de investir no Manual de Boas Praticas? Se é vantajoso para seu estabelecimento? Ao logo desse texto iremos te explicar tudo sobre o Manual, que

também é chamado de Boas Praticas de Fabricação (BPF). Não é novidade que a sociedade vem se preocupando cada vez mais com a qualidade dos ambientes que frequentamos, inclusive dos restaurantes.

Assim, oferecer ao consumidor o melhor produto, garantindo segurança e qualidade, é um pré-requisito fundamental para estabelecer um laço com o cliente. Muitas pessoas ainda não foram apresentadas ao Manual, ou simplesmente não entendem o tamanho da sua importância e acreditam que seja só mais uma das exigências da ANVISA. Mas espere! Antes de tomar qualquer partido de forma precipitada, vamos entender um pouco mais sobre o MBP.

O que é o Manual de Boas Práticas

O MBP nada mais é que um documento voltado a higiene do local onde é descrito o trabalho executado, a forma correta de fazê-lo e a estrutura física, por exemplo; a quantidade de geladeiras, janelas, se há exaustor, entre outras informações. Além disso, nele também diz como se deve realizar a rotina prestada no local, como a elaboração do alimento, armazenamento da mercadoria, preparo do alimento até mesmo a forma de higienização das mãos.

Sua importância é tão grande que a ANVISA tornou obrigatória a presença de MBP para restaurantes em 2004 pela RDC número 216 e RDC número 275 e o descumprimento dessa exigência pode levar a sérios riscos para o estabelecimento.

As vantagens do BPF para o seu restaurante

A grande pergunta que muitos donos de restaurantes fazem é: “Mas como um documento vai me trazer benefícios?” Listaremos alguns de seus benefícios:

Evita o desperdício

Durante a elaboração do Manual, calculamos a quantidade ideal de entrada e saída durante a semana, ou ate mesmo o mês, de alimentos para o estabelecimento para que tudo que entre seja consumido.

O local onde é armazenado também deve ser cauteloso, freezers e câmaras de refrigeração com problema ou geladeiras muito cheias podem estar por trás da deterioração de alguns alimentos, assim, elabora-se uma método de organização para esses estoques.

Diminui o erro

Uma vez que o MBP aumenta o controle do preparo do alimento e as receitas se tornam padronizadas faz com que não haja possibilidades dos funcionários preparar o alimento de forma diferente, o que é muito importante principalmente para aqueles restaurantes que trabalham com rotatividade na cozinha.

Um exemplo é a dificuldade de manter a quantidade exata dos temperos na hora da elaboração do alimento, às vezes, um pouco a mais de sal pode acabar gerando clientes insatisfeitos.

Reduz a contaminação dos alimentos

Elimina-se o risco de utilizar alimentos estragados pois os estoques seriam organizados de acordo com as características dos produtos. Evitando colocar em risco a saúde do consumidor e a credibilidade do restaurante.

Segurança aos funcionários

O uso de uniformes se torna obrigatório, a lavagem das mãos tem que ser feita de forma correta, entre outros. Essas medidas fazem com que os funcionários sejam mais protegidos reduzindo o nível de acidentes no local de trabalho, evitando assim, possíveis multas ou indenizações.

Aumenta o lucro final

Quando colocamos na balança, a diminuição do desperdício, do erro e a redução de contaminação de alimentos percebe-se uma economia na conta final. Além disso, o Manual também trabalha na forma que a água e a luz do estabelecimento funcionam ajudando a reduzir nas respectivas contas.

Como elaborar o Manual de Boas Práticas

Para a elaboração do MBP é necessário que um consultor visite o estabelecimento do cliente para anotar informações e analisar a estrutura e o funcionamento da cozinha. Tudo isso acompanhado pelo responsável do local para que possa ajudá-lo no questionário exigido pela ANVISA.

Juntamos todas as informações obtidas e elaboramos o Manual, no qual terão anexados os Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s), os quais são descrições detalhadas das operações necessárias para realizar determinadas as tarefas diárias.

Caso tenha interesse em saber mais ou até mesmo em realizar uma consultoria sobre Manual de Boas Práticas, entre em contato com a gente pelo e-mail

faleconosco@nucleoconsultoriajr.com que estaremos com total disposição para atendê-lo.

Se você gostou do nosso texto e achou ele interessante, compartilhe nas redes sociais e não deixa de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não te agradou, escreva para a gente para que assim possamos produzir conteúdos melhores!

bottom of page