• Thamyris Lopez

A importância do zelo pelo cliente na gestão de um negócio

Você já se perguntou, que a necessidade de ter pessoas com espírito profissional em atender bem é tão essencial e tão vital para o sucesso de um negócio quanto os maiores investimentos em material e tecnologia?


Será que você realmente sabe o que é um bom atendimento ao cliente?


Neste artigo, você irá encontrar alguns conceitos sobre suporte ao cliente e de como aplicá-lo em seu negócio para levá-lo ao próximo nível.


Atualmente, vivemos em um novo cenário. O mundo e o mercado, como um todo, têm passado por mudanças comportamentais regularmente, por efeito da globalização e a alta conectividade através das variadas tecnologias de informação. Em virtude disto, surge uma nova classe de consumidores, mais conectados, com mais conhecimentos e mais seletivos em suas decisões de compra. Já não basta apenas uma recepção agradável e uma xicara de café: é profissional criar uma experiência memorável e gratificante ao cliente.


A visão de grandes empresas tem mudado nos últimos tempos, onde o objetivo fundamental tem sido trocar a atenção em produtos e serviços para mostrar um verdadeiro interesse pelo cliente, buscando identificar sua expectativa, antecipar e gerar valor às suas necessidades, além de ser um bom ouvinte para críticas, para que a empresa faça uma alta avaliação e o erro não atinja futuros clientes em potencial.


Diante deste cenário, as organizações, cada vez mais, têm se reinventado e desenvolvido novas alternativas de diferenciação para construírem relacionamentos eficazes e de longa duração com seus consumidores, visto que, produtos de qualidade e preço, não são mais os agentes determinantes para o fechamento e a boa gestão do seu negócio. Compreender e zelar pelos desejos e perspectivas do consumidor tem como consequência sua confiança e fidelização, lançando a empresa a novos patamares.


Um dado interessante feito em 2017 feito pelo State of Global Customer Service Report, da Microsoft, relata que 90% dos consumidores brasileiros se tornam fiéis às empresas/marcas que prestam um excelente atendimento ao cliente. No mesmo estudo, 79% afirmam que estão mais exigentes com o atendimento do que um ano atrás.


Portanto, pode-se entender que, o desempenho e dedicação de um bom relacionamento pode determinar o sucesso futuro de qualquer negócio, e o marketing de relacionamento é o ponta pé inicial que dará sentindo a importância da gestão de um relacionamento com o cliente.


MARKETING DE RELACIONAMENTO


Afinal, o que é o Marketing de Relacionamento?


O conceito de Marketing de Relacionamento pode ser definido como uma ferramenta de caráter diferencial competitivo para as empresas alavancarem o seu sucesso, obtendo sempre novas estratégias para estabelecer relacionamentos seguros, transparência , conectividade e gerando a satisfação junto com o consumidor, proporcionando o máximo de valor à longo prazo, permitindo que a empresa aumente sua lucratividade, otimize problemas e obtenha soluções mais rápidas e eficazes, porém tendo sempre em mente que o cliente é a “alma” do negócio. Pessoas são essenciais para qualquer relacionamento.


Além disto, os colaboradores também contribuem boa parte para esse desenvolvimento e resultado de novos métodos. A empresa deve investir e multiplicar esta ferramenta aos seus colaboradores, treinando-os e preparando-os para uma boa comunicação com seu cliente, tanto operacional quanto comportamental, propondo soluções positivas, de modo que as expectativas de acordo com cada consumidor sejam compreendidas, este também é um papel essencial do colaborador.


Desta forma, a empresa humaniza seus atendimentos, a fim de gerar relacionamento de parceria com o cliente, possibilitando resultados positivos e benefícios tanto para o consumidor quanto para a organização.


Podemos destacar alguns atributos fundamentais do Marketing de Relacionamento que poderão te direcionar para o novo sucesso do seu negócio:

  1. Foco no cliente: Pessoas são essenciais para qualquer tipo de negócio. É sábio trocar o foco de investimentos internos para o foco em clientes e parceiros.

  2. Seja um bom ouvinte: Humanização e personalização é a palavra-chave. É essencial entender seu cliente de fato. Se coloque no lugar do consumidor. Está é uma habilidade de alto valor no zelo ao cliente, pois exige maior empatia para compreender ideias, comportamentos, anseios e dores do cliente. É interessante reunir o máximo de informação possível. Seja simpático, se coloque à disposição e pergunte a si mesmo que a outra pessoa realmente deseja.

  3. Cuide de sua apresentação: Conhecemos aquela famosa frase: “a primeira impressão é a que fica.” Ao lidar diretamente com o cliente é de suma importância uma apresentação agradável, dizer seu nome e função. Lembrando que cada meio de comunicação exige um tipo de postura diferente, sempre respeitando a integridade da empresa.

  4. Faça perguntas objetivas: faça perguntas úteis, para que tenha uma comunicação de confiança e transparente entre o profissional e o cliente. Compreenda as dores e os problemas que precisam de solução.

  5. Se expresse de forma profissional: Este é um ponto muito importante para qualquer profissional. É necessário que o profissional respeite a cultura da empresa que está representando. Use o tom adequado e as palavras certas de acordo com cada perfil do consumidor.

  6. Peça Feedback: o público possui uma visão positiva de empresas que solicitam feedback de seus clientes. Está é uma pratica eficaz e ágil para a avalição de crescimento da empresa e atendimento pleno para as expectativas do cliente.

Para que uma empresa possa praticar de forma profissional o Marketing de Relacionamento, é preciso de dedicação e estudo para as estratégias que serão utilizadas, e os benefícios que serão alcançados. O empenho trará grande vantagem competitiva, crescimento de lucratividade, fidelização e satisfação do cliente, além de se destacar no mercado através de seus consumidores e a pratica do bom relacionamento na gestão de um negócio.


Nós, da Núcleo Consultoria Jr, presamos o zelo pelo cliente e trazemos isso em um dos nossos valores. Esperamos que este artigo tenha agregado e que você consiga excelentes e fiéis relacionamentos em sua empresa. Caso tenha sido útil ou queira ajudar outras empresas a terem esta informação, compartilhe nosso artigo nas redes sociais e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades.


#atendimentoaocliente #zeloaocliente #gestãodenegócio #marketingderelacionamento #empresasdesucesso #sucesso