top of page

Você conhece os 5R's da Sustentabilidade?

A sustentabilidade ambiental refere-se à utilização de recursos naturais de forma responsável e, sendo assim, garante que não haja esgotamento destes para as próximas gerações. No Brasil, esse conceito é abordado desde a década de 90 e, atualmente, empregam-se ações em prol da sustentabilidade em diversas casas e indústrias. Uma dessas ações é a metodologia dos 5 R’s da sustentabilidade





Mas o que são os 5 R’s?

Os 5 R’s são um estilo de vida sustentável que visa a redução da geração de resíduos através da reflexão sobre nosso comportamento em relação ao meio ambiente. Implica-se em um processo educativo que leva um indivíduo ou empresa a repensar seu estilo de vida consumista e sua gestão de resíduos. Essa política leva a sociedade a recusar utilizar produtos de origens não-sustentáveis. Além disso, procura a ensinar a reduzir o consumo e reutilizar ou reciclar produtos que seriam descartados.

  • Repensar

Essa é a etapa de reflexão sobre suas atividades desde a compra do produto, passando pelo modo de uso e até seu destino final tendo o ponto de vista sustentável. Devendo manter um pensamento crítico constante, e assim, surgirão indagações frequentes, por exemplo: realmente é necessário comprar esse produto? Qual é seu destino final? Quem o produziu? Como o produziu? E etc. Esses questionamentos e a autocrítica darão o ponto de partida para sua empresa, ou pessoa, se tornar sustentável.

  • Recusar

Essa segunda ação consiste em recusar a compra de produtos que causem problemas ambientais, como objetos pouco duráveis. Ademais, se refere a priorizar compras de empresas que tem zelo ao meio ambiente. Ao parar de consumir tais produtos, as empresas do ramo em questão terão que inovar sua tecnologia para se adequar ao mercado de forma mais sustentável e, assim, voltar a atrair consumidores. Procure sempre empresas que tem normas internacionais sobre gestão ambiental, por exemplo empresas que tenham a certificação na série de normas ISO 14000. Desse modo, há a garantia que todo ciclo de vida do produto é sustentável ambientalmente.

  • Reduzir

Essa ação visa diminuir a geração de resíduos através da redução do consumo. Preferencie comprar produtos de maior durabilidade e qualidade para evitar o desperdício em grande quantidade e, além disso, atente-se aos seus recursos utilizados, como: água e energia.

  • Reutilizar

Reutilizar consiste em dar uma nova função para um produto que seria previamente descartado. Essa etapa faz com que seja desnecessário consumir novos produtos, e assim, gerar menos resíduos ao meio ambiente e uma diminuição de custos.

  • Reciclar

A última fase dos 5 R’s é a reciclagem, realizada quando não for possível reutilizar um objeto. O processo consiste em transformar resíduo em um novo produto ou em matéria-prima através de processo físico ou químico. É importante empregar a coleta seletiva em todas as casas para acelerar o processo de reciclagem e a tornar mais barata, sendo assim, mais viável de ser feita.

Benefícios


A aplicação dos 5 R’s traz muitas vantagens, algumas delas listadas a seguir:


  • Menos desperdício;

  • Preservação dos recursos naturais;

  • Ajuda a desenvolver tecnologias mais sustentáveis;

  • Incentiva empresas a seguirem normas ambientais;

  • Marketing verde de sua empresa.

Como aplicar a Política dos 5 R’s?

O primeiro ponto a ser feito consiste em uma reflexão sobre o ciclo de vida de seus produtos. Em sua empresa, essa atividade pode ser trabalhada realizando palestras acerca de eventuais questões a serem incrementadas ambientalmente e, depois, em uma reunião com muitos membros, debater sobre esse assunto para ampliar as ideias.


Após essa reflexão, procure por empresas preocupadas com o meio ambiente e passe a consumir destas. No âmbito profissional, acerte parcerias com empresas sustentáveis para a compra de matéria-prima que menos desgastem o meio ambiente durante seu ciclo de produção e consumo.


Evite consumir desnecessariamente e compre o que te for necessário. Em sua empresa, verifique se não há o produto desejado no estoque. Além disso, identifique que etapa de seu processo há muito desperdício e como este pode melhorar sua eficiência.


Muitos serviços podem ser aplicados a favor da sustentabilidade, um deles é o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS). Esse plano faz com que o destino final do seu resíduo seja o mais adequado e te adapta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Quer saber mais? Entre em contato com a gente para conhecer nossos projetos de gestão ambiental que podem te ajudar a reduzir seus impactos ambientais, reduzir seus custos e melhorar sua visibilidade com o marketing verde.

Gostou do nosso artigo sobre os 5 R’s? Se você gostou, siga nossas redes sociais para estar sempre por dentro das novidades e compartilhe. Mande um feedback para que possamos melhorar cada vez mais nosso conteúdo.

bottom of page