Você sabe o que é “Startup”? O que passa pela nossa cabeça quando ouvimos essa palavra? Facebook, Google, Uber, Vale do Silício, tecnologia e tantos outros termos, pois essa simples palavra representa um modelo de empreendimento e até mesmo um estilo de vida. Mas, dentro do empreendedorismo, Startup é um conceito bem estabelecido e claro! Acompanhe este artigo e vamos entender melhor este tema tão presente nos dias de hoje.

O que é uma Startup?
Startup pode ser definido como uma empresa recém-criada oferecendo ao mercado uma proposta inovadora (produtos, processos ou modelo de negócios), e que cresce de uma forma muito mais rápida e eficiente em comparação a uma pequena ou média empresa tradicional.
Não necessariamente uma Startup precisa pertencer ao mundo digital. É totalmente possível o desenvolvimento de empresas ou negócios com essas características dentro de outras áreas como medicina e agronegócio com abordagens diferentes como desenvolvimento de patentes. Mas vale acrescentar que empresas de mundo digital acabam por ser mais baratas, e com isso, podem oferecer uma margem de lucro um pouco maior.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Startup é um grupo de pessoas que, em condições de extrema incerteza, trabalha à procura de um modelo de negócio que seja:
Repetível – Ou seja entregue o mesmo produto em lagar escala sem a necessidade de adaptação para cada cliente. Pense no produto como um vídeo no YouTube: Uma vez criado e feito o upload, está disponível para visualização independente da forma de plataforma e o acesso (consumo) é ilimitado.
Escalável – É parte mais promissora: crescer em uma taxa bem maior que as despesas sem alterar o modelo de negócio. Assim, a margem de lucro só tende a aumentar com o tempo e mantendo o mesmo modo de funcionamento.
Incrível não? Mas você sabe o que é preciso para abrir uma Startup? Alguns pontos são fundamentais como:
1- Pensar em problemas do cotidiano da população que precisam de uma solução. A Uber começou porque seus proprietários se sentiam frustrados toda vez que precisavam pedir um táxi na cidade de São Francisco. Ou seja, eles viviam o mesmo problema que milhares de outras pessoas: a falta de mobilidade urbana;
2- Buscar soluções criativas e práticas para esses problemas;
3- Pensar em soluções que sejam escaláveis
Por uma Startup oferecer uma proposta inovadora, diferente do que existe no mercado e não optando por um negócio tradicional e com viabilidade comprovada, a incerteza torna-se intrínseca ao empreendimento. E associada a incerteza, soma-se a imprevisibilidade pois uma Startup, por definição, não é baseada nos elementos e parâmetros já existentes no mercado.
Por fim, a Núcleo Consultoria gostaria de deixar uma pequena mensagem para você. Quer montar uma Startup? Então pense em: ser criativo, solucionar problemas recorrentes das pessoas, ter vontade de enfrentar desafios e não ter medo de se arriscar.
Caso tenha interesse em saber mais ou tirar alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo.
Se você gostou do nosso texto e achou ele interessante, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não lhe agradou, escreva para a gente, para que assim possamos produzir conteúdos cada vez melhores!
Comments