• Kiara Luna

Qual a importância do Manual de Boas Práticas para o seu estabelecimento?

Sabe aquela padaria que vende pães fresquinhos? Ou então aquela perfumaria que sempre vende produtos de alta qualidade?


Para que esses estabelecimentos possam funcionar e mantenham a performance, é necessário que possuam o Manual de Boas Práticas. Mas você já se perguntou o porquê?


Venha conferir esse artigo e entender a importância do MBP para o seu estabelecimento e como implementá-lo.


Primeiramente, precisamos entender o que é o MBP. O Manual de Boas Práticas pode ser definido como um documento onde consta todas as atividades realizadas pela empresa desde a produção até a venda do produto de forma a tornar os procedimentos que serão feitos mais organizados, eficientes e coerentes com as normas de higiene, fazendo com que o produto chegue ao consumidor com qualidade e segurança.


Por exemplo, o Manual de Boas Práticas de um estabelecimento de cunho alimentar, deve conter como é feita a produção, transporte, armazenamento e a comercialização do alimento.


Bom, agora sabemos o que é o MBP, mas qual a funcionalidade dele para o estabelecimento?


A função do Manual de Boas Práticas para as empresas é garantir que o produto chegue ao consumidor com qualidade e segurança, uma vez que ele passa por processos minuciosamente detalhados e controlados qualitativamente.


Com as informações prévias, fica melhor compreender a importância do Manual de Boas Práticas para seu estabelecimento. Mas, para que haja um melhor entendimento, é necessário se atentar ao fato de que o MBP é obrigatório em empresas que possuem produtos sujeitos à fiscalização como alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e cosméticos, uma vez que é uma exigência da Vigilância Sanitária.


Também é válido ressaltar que não existe modelo pronto de MBP, pois ele é feito através da rotina da empresa tal qual todas as especificações nela contidas como, por exemplo, a estrutura. Sendo assim, é necessário um manual distinto para cada negócio.


E como fazemos para implementar o Manual de Boas Práticas?


Após o manual estar pronto (podendo ser disponibilizado tanto de forma online ou de forma impressa), o passo crucial para a implementação é capacitar os funcionários oferecendo o conhecimento adequado para que cada ação seja executada de maneira correta.


Em suma, a implementação do MBP é feita a partir do treinamento dos trabalhadores da empresa que devem sempre exercer suas respectivas funções de acordo com o que foi definido no Manual.


Ademais, não podemos esquecer dos benefícios que a implementação do MBP pode proporcionar como a preocupação com a saúde e o bem estar do cliente, a redução do desperdício de insumos, tarefas realizadas de forma rápida e eficiente e, estar dentro da legislação.


Saúde e bem estar do cliente: Um dos objetivos principais do manual é garantir que o produto seja manuseado de maneira correta a fim de evitar qualquer contaminação para que ele possa ser consumido com segurança.


Redução do desperdício de insumos: Ao saber as medidas exatas do que deverá ser usado para cada processo, ter o mapeamento da cadeia produtiva e o manejo dos insumos de forma adequada, o desperdício de matéria reduz de forma significativa.


Otimização de tarefas: Uma vez que o Manual de Boas Práticas é implementado, é natural que aconteça a organização da equipe, já que todo o processo de rotina está registrado. Esse método induz à uma comunicação mais transparente resultando em tarefas realizadas de maneira mais rápida e sem interferências.


Legislação: Como foi dito anteriormente, o Manual de Boas Práticas é uma exigência da Vigilância Sanitária para todos os estabelecimentos que contenham produtos sujeitos à fiscalização. Isto é, ao possuir o MBP você estará assumindo o compromisso com a lei, dando credibilidade à sua empresa e evitando futuros problemas como multas.



Com todas essas informações, é imprescindível que seu estabelecimento tenha um MBP. E nós, da Núcleo Consultoria, estamos aqui para te ajudar! O Manual de Boas Práticas está em nossa carta de serviços e nós o realizamos com muita aptidão. Para maiores informações, entre em contato conosco aqui.


Esperamos que tenha gostado do artigo e que tenhamos sanado suas dúvidas sobre o Manual de Boas Práticas. Siga a Núcleo Consultoria em suas redes sociais e fique por dentro de mais novidades!