• Rafael Calmon

Produtividade da empresa: Como podemos melhorar?

Você sabe o que significa produtividade de uma empresa? Sabe o quão importante é esse conceito para o crescimento da mesma? Em suma, esse conceito baseia-se na ideia de produzir mais, com mais qualidade e em menor tempo.

Entender tudo sobre produtividade no ambiente de trabalho pode, com toda certeza, aumentar sua vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, além de trazer mais benefícios a seus funcionários e aos seus clientes.

Certo, então o que é produtividade e como afeta o desempenho de uma empresa?

Objetivamente, produtividade é a relação entre a quantidade do que é produzido com relação ao tempo investido no processo. Importante diferenciar nesse meio, o conceito de eficiência, que diferentemente do que tratamos nesse artigo, eficiência está diretamente ligado aos insumos utilizados e não ao tempo investido. Naturalmente as duas caminham juntas numa empresa, portanto não estranhe se algumas metodologias possam melhorar o desempenho das duas.

Dessa forma, quanto mais a sua empresa trabalhar para aumentar a produtividade dos processos, mais recursos serão gerados em uma menor quantidade de tempo. Além disso, geralmente empresas mais produtivas costumam estar à frente de seus concorrentes por sempre estarem um passo à frente na prospecção de clientes, na criação de novos produtos e na entrega de projetos de forma antecipada. O mais interessante é que geralmente não é preciso investir muitos recursos financeiros para que isso aconteça.

Entendido de fato como a produtividade é importante. Então como podemos aumentá-la?

A maioria dos métodos que podem ser aplicados, estão diretamente ligados a uma boa gestão. Dessa forma, cabe aos gestores colocarem esses métodos em prática e, caso estes já estejam em prática, analisá-los e melhorar. É fundamental estar sempre buscando melhorar a sua gestão e a de seus membros.

Trabalhar a motivação: Quanto mais motivada uma equipe, mais empenhada ela estará em alcançar os resultados. Para manter uma equipe motivada, recomenda-se: uma boa cultura de feedbacks, metas atingíveis, um acompanhamento mais direto e mais humano por parte dos gestores e sempre dar reconhecimento aos bons resultados entregues por cada membro da equipe.

Engajar a equipe: A cultura organizacional é um fator determinante aqui, garantir que os valores da empresa, sua missão e visão estejam totalmente alinhadas com a equipe, trazem um sentimento de dono por parte de seus colaboradores. Esse sentimento, além de tornar sua equipe mais alinhada a empresa, gera uma relação mais amigável entre a equipe.

Monitorar a equipe: As métricas de RH aqui são uma ótima alternativa para monitorar a equipe e cada membro. Quanto antes você conseguir identificar os problemas, mais rápido e assertiva será a sua solução.

Cultura de metas: Um bom gestor sempre deve mostrar a sua equipe as metas para determinado tempo ou projeto, claro que estas devem ser possíveis de serem concluídas. Algo que deve ser mencionado sempre é a cultura de benefícios, ou seja, trazer alguma recompensa caso metas mais difíceis sejam alcançadas.

Investir em Tecnologia: Contratar softwares de automação de gestão pode ser uma boa alternativa para deixar a equipe mais informada sobre tudo que esteja acontecendo na empresa. Além disso, é muito importante mostrar que todos os membros são importantes para que a empresa consiga entregar bons resultados. Assim, investir em novas ferramentas pode ser um bom caminho para entregar esse sentimento.

Responsabilidade Socioambiental: Uma empresa que dedica parte de seus recursos a uma causa social ou ambiental com toda certeza gera mais credibilidade entre seus clientes, mas principalmente, deixa seus colaboradores mais orgulhosos de trabalhar na empresa. Dessa forma, sempre busque mostrar aos seus colabores o quanto sua empresa impacta a sociedade de forma positiva e que eles fazem parte e contribuem nesse processo.

Portanto, existem diversas formas de melhorar a produtividade dentro da sua empresa. Mas uma dica valiosa, é sempre buscar garantir o seu bem-estar e de toda a sua equipe. Se quiser saber mais, nós da Núcleo Consultoria Jr. podemos ajudar você nesta jornada.

Se você gostou do nosso texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não lhe agradou, escreva para a gente, para que assim possamos produzir conteúdos cada vez melhores!

#otimizacao #Produtividade #Equipe #Empresa

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

2012-2020 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados