top of page

PGRS e PGRSS: Compreendendo as diferenças e aspectos fundamentais

Você sabe a diferença entre PGRS e PGRSS ???


É fundamental que aqueles que lidam com resíduos ou têm interesse no tema compreendam o significado dessas siglas, pois isso contribui para melhorar a gestão de resíduos sólidos e, consequentemente, para construir um futuro mais sustentável.




O PGRS e PGRSS são dois documentos técnicos necessários para manter um estabelecimento dentro das normas de regularização das agências sanitárias, ambos os projetos visam a regularização e a gestão correta dos resíduos produzidos em larga escala. O PGRSS, de maneira geral, é o documento regulatório para gerenciamento de resíduos de estabelecimentos envolvidos com a área de saúde e estética. Já o PGRS por outro lado é o documento regulatório para os demais estabelecimentos.


Percebendo as características deles, fica a dúvida: Para quê serve cada um dos projetos?


PGRSS - Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde


  • Determina quais procedimentos devem ser adotados para o manejo dos resíduos

  • Utilizado em estabelecimentos como: hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios

  • Há a preservação da saúde pública e do meio ambiente

  • Quanto maior a quantidade de resíduos gerados, mais importante é estabelecer um PGRSS que garanta o manejo mais apropriado

PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólido


  • Identifica o tipo e quantidade de resíduo gerado

  • Auxilia no manejo, transporte, tratamento, reciclagem e destinação dos resíduos

  • Abrange todos os tipos de resíduos gerados por essas atividades, como orgânicos, recicláveis, perigosos e não perigosos

  • As empresas utilizam o PGRS para mostrar que realizam o tratamento adequado


Implementar o PGRS e o PGRSS pode trazer diversos benefícios como:


  • redução dos impactos ambientais;

  • proteção da saúde pública;

  • minimização dos riscos de contaminação;

  • redução de custos;

  • geração de receitas com a venda de materiais recicláveis;

  • promoção da sustentabilidade.


Esses planos de gerenciamento de resíduos são ferramentas essenciais para garantir que o manejo seja feito de forma correta, minimizando impactos ambientais e protegendo a saúde pública.


A não implementação do PGRS e PGRSS pode resultar em sérias consequências legais e financeiras para as empresas. Em muitos casos, as autoridades municipais e estaduais têm regulamentações rígidas que exigem a conformidade com esses planos, e a falta de cumprimento pode levar a multas substanciais. Além disso, a não conformidade pode afetar negativamente a reputação da empresa, causando danos à sua imagem perante os clientes, investidores e a comunidade em geral, o que pode resultar em perda de negócios e receitas.


É fundamental que as empresas reconheçam a importância do gerenciamento adequado de resíduos não apenas para cumprir as exigências legais, mas também para proteger o meio ambiente e garantir a sustentabilidade a longo prazo. Investir em práticas de gestão de resíduos eficazes não só reduz o risco de penalidades e danos à reputação, mas também pode levar a economias significativas de custos através da redução de desperdícios e da implementação de processos mais eficientes.


Conclusão


Portanto, priorizar a conformidade com os PGRS e PGRSS não apenas resguarda a empresa contra consequências adversas, mas também demonstra um compromisso tangível com a responsabilidade social corporativa e a preservação do meio ambiente.


A Núcleo Consultoria Jr se compromete com um mundo mais sustentável e saudável para as futuras gerações, por isso ao adotarmos o PGRS e o PGRSS, nos comprometemos em gerenciar de forma responsável e consciente os resíduos gerados por sua empresa. Ao implementarmos os Planos de Gerenciamento estamos nos comprometendo com uma cultura de consciência ambiental e social.



Conseguimos demonstrar com clareza a importância desse tema? Você pensa em adaptar algum destes planos na sua empresa? Conta pra gente!


Caso tenha gostado, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais.






bottom of page