top of page

Outbound Marketing e Inbound Marketing: qual a diferença entre as duas estratégias?

Para uma empresa, o marketing é de extrema importância para a construção da imagem da marca, construção da autoridade do negócio no mercado e para a aquisição de clientes. Dentre as várias estratégias de marketing, as empresas fazem muito uso do Outbound Marketing e do Inbound Marketing. Mas você sabe qual a diferença entre os dois? Continue lendo descubra o que cada um significa e qual o benefício das duas estratégias.



O que é o Outbound Marketing?

O Outbound Marketing, também conhecido como Marketing Tradicional, é uma estratégia que foi usada durante muito tempo e que se baseia na prospecção ativa por clientes. Ou seja, nessa estratégia nós procuramos pelos clientes.


Essa estratégia pode ser feita através do telemarketing, das propagandas de TV, dos anúncios do YouTube, dos panfletos, da rádio, dos POP-UPs em sites, dos cartazes, dentre vários outros meios. Desse modo, no Outbound Marketing, a empresa é mostrada ao público em geral, interrompendo o fluxo de consumo de mídia, alcançando potenciais clientes e pessoas que podem não possuir interesse no produto ou serviço sendo anunciado.


Benefícios do Outbound Marketing

Mas então, quais são os benefícios dessa estratégia? Vamos dar uma olhada em alguns deles.


Os resultados sobre investimentos são gerados mais rápido


Como há um contato com um grande público, as chances de se encontrar clientes e ter um retorno sobre os investimentos (ROI) em menor período de tempo são maiores, por causa da quantidade de pessoas atingidas por essa estratégia.


Diversidade de canais e mídia


O Outbound Marketing pode ser utilizado em várias mídias: TV, rádio, vídeos na internet, revistas e até mesmo em eventos. Basta fazer uma propaganda ou um anúncio e fazer o investimento para que sua empresa seja anunciada em algum desses meios de comunicação.


Validação de persona


Por adquirir clientes mais rapidamente, a validação de persona também acontece rápido. Podemos avaliar quais empresas se interessaram pelo serviço ou produto ofertado, fazer um estudo sobre esses perfis e lapidar melhor nossa persona.


O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia em que há a criação e o compartilhamento de conteúdo relevante para um público-alvo específico. O objetivo desse conteúdo é atrair os clientes, ou seja, é realizada a prospecção passiva, visto que não é a empresa quem procura os potenciais clientes, e sim o contrário. A principal mídia em que se utiliza essa estratégia é a internet, local em que o consumidor controla o tipo de conteúdo que irá consumir. O principal objetivo do Inbound Marketing é educar o usuário e transformá-lo em um cliente. Para isso, ele é acompanhado durante toda a sua jornada até a compra em um processo chamado de funil de vendas.


No topo do funil o objetivo é informar e gerar necessidade no usuário. Os conteúdos são de mais fácil acesso e podem ser posts em blogs, infográficos, newsletter, podcasts. Esses conteúdos devem provocar curiosidade. No meio do funil temos a etapa do reconhecimento do problema e a consideração de possíveis soluções. Nesse momento, nós coletamos alguns dados básicos, como nome e e-mail, tornando o visitante em lead. Alguns conteúdos são os formulários em posts, ebooks e landing pages. No fundo do funil, a etapa em que há a decisão de compra, a lead passa a querer adquirir a solução e se torna cliente. Nesse momento, a empresa procura mostrar porque o seu produto ou serviços são a melhor solução através de cases de sucesso, webinars ou demos.


Portanto, nessa estratégia, o foco fica na continuidade, ou seja, em gerar conexões entre a empresa e o indivíduo, ao invés de focar em interromper o consumidor e chamar sua atenção, como no Outbound Marketing.


Benefícios do Inbound Marketing

Quais serão seus benefícios? Continue lendo e descubra!


Menor custo que o Outbound Marketing


O Outbound Marketing trabalha com mídias pagas que podem ser, muitas vezes, custosas. Já o Inbound Marketing trabalha com a geração de conteúdos para a internet, então, fazer post para blogs ou sites é bem mais barato do que fazer anúncios ou propagandas para a TV, por exemplo.


Relacionamento mais próximo com os clientes


A possibilidade de fazer comentários na internet faz com que o relacionamento entre empresa e indivíduo possa ser formado mais facilmente. Isso facilita o recebimento de feedback pelas empresas e possibilita que melhorias na estratégia sejam feitas mais rapidamente.


Maior poder de persuasão


Com um relacionamento mais próximo, é construída confiança entre potencial cliente, que passa a ver que muitos dos conteúdos são relevantes para si, e a empresa. Isso permite que as chances de compra aumentem.


Como Aplicar o Outbound Marketing e o Inbound Marketing?

É possível aplicar tanto o Outbound quanto o Inbound juntos? Sim! Continue lendo e veja como:


Caso a empresa já use a estratégia de Inbound, ela pode encurtar o ciclo de vendas enviando e-mails com CTAs estratégicos. CTA vem de “Call to Action” e pode ser um link ou apenas um texto que leve o usuário a realizar uma ação. Desse modo, podemos indicar produtos ou serviços da empresa, já direcionando a lead para a compra.


Se a empresa usa mais a estratégia de Outbound, pode ser que ela tenha leads que nem ao menos sabem que aquela solução ofertada a ela possa ser realmente útil para si por não saber muito sobre o que está sendo oferecido. Por isso, usar um fluxo de Inbound, como mandar e-mails para que assine a newsletter, que explique mais sobre o serviço oferecido, pode ser uma boa forma de educar o usuário sobre sua empresa, o que pode acabar tornando-o em um cliente.


É possível usar essas estratégias de maneiras separadas também. Nós da Núcleo usamos tanto o Outbound, com a criação de conteúdos para nosso blog (como este artigo!) e para nosso Instagram, quanto o Inbound, com a Landing Page em nosso site!


Esperamos que suas dúvidas sobre Marketing Inbound e Outbound tenham sido esclarecidas. Caso tenha gostado do conteúdo, siga a Núcleo nas redes sociais e acompanhe o blog para mais novidade.



bottom of page