top of page

O que é persona e como ele pode ajudar em sua estrutura comercial?

Você sabe o que é uma persona? O que se passa na sua cabeça ao ouvir essa palavra? Lembra “pessoa”? Este artigo tem a principal finalidade de explicar o que é uma persona e como ela ajuda na sua estrutura comercial. Portanto, para saber mais sobre este assunto tão importante e que agrega de forma significativa no entendimento do seu público-alvo e possível cliente, basta continuar lendo este artigo e você ficará por dentro de tudo.




O que é persona? Para que ela serve?


Muito se discute nas empresas quais o público-alvo se quer atingir, portanto, como é um assunto muito abrangente, a solução mais viável é fazer uma personificação do seu público. Mas, o que seria essa personificação? Então, isso é o que chamamos de persona, é aqui onde conseguirmos traçar um cliente com perfil ideal para seu produto/serviço. Dessa forma, é de suma importância que se entenda as particularidades do público que mais se adéque a sua empresa, bem como comportamentos e características que ele possui. Lembre-se que as particularidades da sua persona não é algo que deve ser inventado, e sim feito um mapeamento geral do grupo selecionado.


Público-alvo e persona são conceitos muito confundidos pelas pessoas. Qual a diferença entre eles?


Público-alvo: é o geral, é a parcela que se interessa pelo seu serviço/produto.

Persona: é o cliente ideal, é descrito com mais detalhes e todo o marketing empresarial é com base nas necessidades do mesmo.


Quais critérios devemos seguir para fazer essa persona?


Como citado acima, aqui é onde listamos os atributos que a nossa persona possui como nome, idade, objetivo de vida, o que ele ouve/vê, dificuldades, necessidades, dores e valores. Ou seja, a sua empresa tem que oferecer algo que atenda todas as necessidades que ele possui, desde solucionar os problemas que são apresentados até aprimorar os pontos positivos que ele já possui.


Tipos de persona


Buyer persona: aqui é o comprador ideal, devemos entender tudo sobre o público, para enfim traçar um perfil a ele, esse comprador é o que consome seus produtos ou serviços.


Audience persona: aqui é o comprador que consome seus produtos ou serviços através de plataformas online.


Proto persona: é o brainstorming, ela não é uma persona em si, mas é o que vem antes da idealização de uma persona.


Brand persona: esse tipo é voltado para sua empresa, ou seja, os comportamentos e características são com base no que é prezado e, os seus serviços devem sempre seguir o que a persona pensa, para deixar os projetos mais humanos possíveis.


Dessa forma, a persona que você vai criar para melhorar o marketing da sua empresa, dependerá apenas do meio que você quer atingir seu cliente, da forma que você quer impactá-lo.


Como isso vai ajudar na sua estrutura comercial?


A persona é a base do marketing digital, pois fica cada vez mais simples de direcionar as estratégias de comunicação, de modo a atingir mais assertivamente seus leads em potencial. Ela é importante para que o seu serviço/produto não perca o foco central, pois tudo estará alinhado a um ponto principal. Assim, é garantido sucesso na execução da tarefa por parte da sua equipe e, satisfação do cliente, fazendo com que o mesmo entre em contato com sua empresa mais vezes.


Quais os pontos positivos de ter uma persona?

  • Melhor entendimento do cliente

  • Como gerar estratégias para atingir esse grupo

  • Aumenta o engajamento dos posts

  • Definir o layout de seus posts

  • Tarefas muito bem alinhadas

O que é necessário para implementar a persona?


Para fazer a implementação da persona, antes é preciso fazer uma entrevista, pois aqui você passa a entender melhor aquele público que mais interage com a sua empresa e que usualmente fecham contrato com alguma prestação de serviço. Na entrevista é elaborado um questionário com algumas perguntas relacionadas a comportamentos e características dos clientes. E, por meio das respostas obtidas e uma possível análise de todos os dados, será possível traçar um perfil adequado para sua persona e realizar o marketing da empresa com base na personalidade traçada. Já que como dito, a persona é a base da estrutura comercial.


Um resumo para elaborar uma persona:

1) Elaborar um questionário;

2) Fazer uma entrevista com seu público-alvo com as perguntas definidas no item 1;

3) Entender as respostas obtidas e criar um quadro onde será possível organizar todas as informações, a fim de se criar uma persona;

4) Trabalhar seus produtos/serviços com a finalidade de atender as necessidades da persona.


Chegamos no fim do artigo, esperamos que tenha entendido tudo sobre persona e como ela impacta de forma significativa sua empresa. Nos sigam nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que nossa Empresa Júnior oferece e, uma dica, nos acompanhe no nosso blog, pois lá temos outros artigos que seja de seu interesse.



bottom of page