top of page

O que é mais importante: liderar ou ser liderado?

Atualizado: 10 de jun. de 2021

É de conhecimento geral que uma boa liderança faz toda diferença na produtividade de uma equipe, mas já parou para pensar sobre o que é mais importante, tanto para o desenvolvimento pessoal do funcionário quanto para o sucesso da empresa, o líder ou o liderado?


O líder é uma pessoa que irá guiar a equipe, estabelecer metas, criar estratégias e técnicas para que o grupo tenha a melhor qualidade no que se propõe a fazer, além de estar sempre comprometido com os resultados, mas também com o bem estar das pessoas com quem trabalha. Para que consiga realizar todas estas tarefas listadas acima é necessário que o líder tenha certas qualidades que, podem já ser uma característica da pessoa ao conquistar o cargo ou desenvolver elas com o tempo.


É imprescindível que um líder saiba se comunicar com as pessoas para que fique claro para todos o que deve ser feito, além de com isso estabelecer um bom contato com seus liderados sendo sempre acessível para o diálogo, e dessa forma manter um bom clima organizacional. Para garantir tal feito também é muito importante que o líder seja empático pois este atributo gera laços de lealdade e ainda pode gerar parcerias ao se conectar com o cliente.


Ademais, deve ser uma pessoa focada em seu trabalho que servirá de exemplo para outros, ser ambicioso e saber traçar metas que inspiram sua equipe a ir além da realidade do dia a dia e a trabalhar para atingir o seu melhor. Ter resiliência e criatividade para conseguir lidar com adversidades também é essencial pois é algo que será enfrentado diariamente.


E por todos esses motivos mencionados, pode-se observar a importância de um líder de sucesso para o funcionamento de uma empresa, mas qual seria a importância desse papel na vida do indivíduo que realiza tal função?


Ao ser colocado no papel de liderar um grupo, a pessoa assume uma grande responsabilidade e se souber aproveitar a oportunidade sairá da situação com uma grande bagagem e novos conhecimentos. Ao pôr em prática todas as características que são necessárias à um guia, estas são aprimoradas já que quanto mais se realiza uma função mais se aprende e mais se desenvolve.


Além disso, estará enfrentando novos desafios que possivelmente nunca foram vistos antes e poderão agregar uma nova competência em sua vida profissional. E também deve ser mencionado tudo que aprenderá com seus liderados já que há uma troca muito grande quando um trabalho é feito em grupo.


Agora que já explicitamos o papel do líder e tudo que pode agregar em uma companhia, devemos nos perguntar do que serve um líder sem sua equipe? Como diria o empresário escocês Andrew Carnegie “Nenhum homem será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho ou se quiser levar todo o crédito por fazer isso.”, o que ressalta a relevância do liderado para o desenvolvimento de qualquer projeto.


O liderado é imprescindível para o andamento da empresa pois ele que irá realizar o trabalho que foi apontado pelo líder e por isso deve sempre haver uma boa relação entre os dois para que haja um entendimento entre as partes e as atividades sejam feitas conforme planejado e sem sobrecarregar ninguém.


Há um entendimento errado na sociedade atual de que o liderado deve somente ouvir o líder e obedecer, porém nas melhores equipes deve ocorrer uma troca mútua entre os dois. Portanto, para ser um Liderado de sucesso que colherá muitos frutos de seu trabalho dentro da empresa, muitas das características que ressaltamos para um líder devem também existir neste indivíduo.


Levando em consideração como se pode crescer em um âmbito pessoal e profissional sendo liderado deve-se ressaltar que ao realizar as atividades do dia-a-dia o funcionário estará ganhando experiência e aprendendo a realizar com êxito a sua função, o que pode ser observado por superiores e levar a benefícios futuros.


É essencial, também, que o liderado seja capaz de observar seu líder e aprender com seus erros, mas também com seus acertos e a partir disso esteja preparado caso algo similar venha a acontecer no futuro. Além de estar sempre aberto a feedbacks com humildade, e isso vale para os dois lados da moeda, tanto esteja disposto a recebê-los e melhorar, como dar feedbacks para que o outro se aprimore, e desta forma a equipe estará em constante aperfeiçoamento.


Portanto, podemos concluir que o líder e o liderado são dois papéis que caminham juntos para que qualquer projeto siga em frente e com triunfo, os dois são de suma importância e sempre irão agregar algo em seus projetos. Nós, da Núcleo Consultoria, buscamos desenvolver líderes que sejam capazes de impactar o mercado de trabalho, de forma que todo líder e liderado sejam capazes de atingir excelentes conquistas dentro da empresa e na sua futura jornada profissional.


Espero que você tenha tirado proveito de nosso artigo, conseguido olhar para o sistema de liderança com novos olhos e possa levar os novos aprendizados para sua empresa. Caso tenha gostado do nosso texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria! E não se esqueça de deixar seu feedback para que possamos melhorar constantemente e entregar um material de qualidade.


bottom of page