top of page

Neutralização de CO2 como solução para grandes empresas

Atualizado: 21 de jun. de 2021



Uma das maiores preocupações dos governos atuais e especialistas do mundo todo são os gases estufa emitidos, diariamente para nossa atmosfera e suas consequências para o planeta a longo prazo. Dessa forma, diversos mecanismos foram criados em uma tentativa de minimizar esses impactos ambientais, sendo a neutralização de carbono por plantio de árvores um dos mais utilizados atualmente.


Mas afinal, você sabe o que é a neutralização de carbono e de que forma essa técnica pode trazer benefícios não só para o meio ambiente, como também para as empresas que decidem adotá-la?


A neutralização do carbono é uma técnica em que há o sequestro desse gás através do plantio de árvores, com a finalidade de neutralizar as emissões. Para isso, é preciso primeiro contabilizar a quantidade de gás carbônico que a empresa emite e assim com esse valor, determinar o número de árvores necessárias para a neutralização.


A cada sete árvores, é possível sequestrar vinte toneladas de carbono. Para que isso ocorra, plantam-se mudas que irão absorver o carbono por meio da fotossíntese e armazená-lo nas suas biomassas, isso considerando que são capazes de sequestrar esse elemento apenas na sua fase de crescimento, já que após ela o balanço da compensação é zero. Essa é a técnica mais comum para neutralizar emissões de CO2 e contribuir para mitigação do aquecimento global.


Além disso, a neutralização também é muito lucrativa, visto que quando a empresa deixa de emitir pelo menos uma tonelada do gás para a atmosfera, ela ganha um crédito de carbono. O crédito de carbono surgiu a partir do Protocolo de Kyoto em 1997 e é a moeda utilizada no mercado de carbono, sendo um certificado que autoriza o “direito de poluir”. É usado quando uma empresa poluente, que não pode reduzir a emissão dos gases e deseja zerá-la, o compra de outra empresa que gera créditos.


Isso faz o dinheiro rodar e incentiva as empresas a não poluírem para que elas possam vender seus créditos para as poluentes. Estes certificados podem ser comercializados através das Bolsas de Valores e de Mercadorias.

Outro grande benefício é a melhoria da sua visibilidade (marketing verde), já que investindo em projetos sustentáveis a empresa não irá somente ajudar o meio ambiente, como também melhorará a sua imagem para o mercado e consequentemente, lucrará mais. Assim, se sua empresa demonstrar ter responsabilidade socioambiental, irá atrair tanto o público que não possui essa consciência, quanto o que a possui.


Afora isso, ao adotar essa medida a empresa também pode antecipar-se à futuras legislações nacionais, já que se ela estiver preparada, não será surpreendida com exigências legais no futuro, considerando o fato do Brasil ter assumido compromissos no âmbito de tratados internacionais sobre o clima global.


Entretanto, apesar da neutralização ser uma alternativa com diversos benefícios, a redução das emissões também não deve ser deixada de lado. Dessa forma, é muito importante a empresa reduzir também o consumo supérfluo, praticar a compostagem e o descarte correto e incentivar meios alternativos de locomoção para os funcionários. Então, assim, usar a técnica de neutralização para a emissão que não foi possível evitar.


Através dessas informações, podemos concluir que a neutralização do carbono é uma ótima solução para grandes empresas, além de ajudar no crescimento das que ainda estão em ascensão.

Então, se interessou por essa técnica maravilhosa? Saiba que a Núcleo Consultoria realiza os cálculos de emissão para a Neutralização de CO2 com alta qualidade e preço abaixo do valor do mercado para você! Para saber mais, clique aqui!


Entre em contato conosco, através do e-mail faleconosco@nucleoconsultoriajr.com que teremos a melhor solução para a sua empresa. Esperamos por você!



bottom of page