top of page

Neutralização de CO2: O que a redução de carbono pode impactar no futuro?

Já parou para pensar em um futuro com menos poluição? Um mundo onde doenças e problemas de saúde provocados pelas alterações climáticas sejam quase escassos? E se eu te disser que é possível?


Nesse artigo você vai entender como a emissão de dióxido de carbono afeta o nosso planeta e como é possível realizar o controle dessa substância. Além disso, irá descobrir os impactos positivos que a neutralização de CO2 resultará no nosso futuro. E como você, no seu lar, também pode contribuir para essa redução.


O que é CO2 e como sua emissão afeta a nossa vida?


O dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico, é um dos compostos químicos responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera. O excesso dessa substância no ar pode causar:

  • Aumento da poluição e com isso, o aparecimento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

  • Alterações climáticas, podendo trazer diversas catástrofes, como o derretimento de calotas polares e a extinção de espécies.

  • Chuva ácida e crescimento do índice de fenômenos ambientais, como enchentes e tsunamis.

Devido aos problemas relacionados à sua emissão, é necessário buscar maneiras de controlá-lo e reduzi-lo. Uma das principais alternativas para mudar o rumo do nosso planeta é a neutralização de CO2.


O que é Neutralização de CO2?


Em suma, é uma alternativa que busca diminuir as consequências do CO2 na atmosfera a partir de um cálculo geral da sua emissão. Pode-se medir a quantidade emitida a pessoas físicas e a empresas. Em relação a pessoas físicas, existem calculadoras que estimam o CO2, esse conhecimento é adquirido por meio de informações sobre os hábitos de consumo individuais. Já no caso de empresas, instituições especializadas podem realizar inventários das emissões. Com esse cálculo é possível identificar áreas com maiores emissões e tomar medidas imediatas para a redução.


As empresas podem aderir diversas formas para reduzir gases poluentes, como utilizar matérias primas 100% recicláveis e buscar fontes de energia limpa. Entretanto, para auxiliar na neutralização de carbono, mecanismos como a compra de créditos de carbono e o plantio de árvores foram criados.


O que são créditos de carbono? Como funciona?


O crédito de carbono é a moeda utilizada no mercado de carbono, usada como instrumento de compensação de emissões de gases. Conceitualmente, visa a diminuição do efeito estufa na atmosfera. À medida que os países praticam ações que visam o desenvolvimento sustentável, buscando evitar o aumento do efeito estufa, mais crédito é gerado.


Em mais detalhes, cada crédito de carbono simboliza a 1 tonelada de carbono equivalente. Por exemplo, se uma empresa emite 6 toneladas de carbono, é necessário a compra de 6 créditos de carbono ou o plantio de um número estimado de árvores para que suas emissões sejam zeradas.


Vale lembrar que algumas ações cotidianas também podem contribuir para a diminuição desse gás, como optar por produtos biodegradáveis e aderir a coleta seletiva e a reciclagem.


Afinal, o que a redução de carbono pode impactar?


Devido a esse cenário alarmante, a redução do carbono deve ser uma preocupação de todos. Toda ação, seja em ambiente profissional ou não, pode ter influência no aumento da emissão. Ter um comportamento mais sustentável é o caminho mais viável para controlar os efeitos negativos das mudanças climáticas que vem acontecendo no planeta.


Cada atitude pensada no meio ambiente é responsável por garantir um futuro melhor para a nossa geração e para as gerações futuras. Além de ajudar a assegurar água, alimento e ar mais limpo para a sociedade, influenciará diretamente na melhora da saúde pública e preservação da biodiversidade.


Agora que você conhece sobre os impactos causados pelo dióxido de carbono e a importância de adotar medidas para sua redução, saiba que nós da Núcleo Consultoria realizamos um serviço com excelência de Neutralização de CO2 através da obtenção de créditos de carbono.


E agora? O que falta para você obter o Selo Verde para a sua empresa?







Comments


bottom of page