• Carlos Eduardo Prestes

Gostaria de tornar sua empresa mais verde? Conheça a Neutralização de Carbono!

Já ouviu falar em Neutralização de CO2? Quer saber mais? Então confere este artigo que a Núcleo Consultoria preparou especialmente para você!

A neutralização de carbono é uma alternativa muito utilizada nos dias de hoje. Visando combater a emergência climática vivida atualmente, pode ser adotada tanto por pessoas como por empresas. É um mecanismo que busca evitar as consequências negativas do efeito estufa, a partir de um cálculo geral de emissão de carbono

Mas e como é feito esse cálculo?

Os cálculos da neutralização de carbono são feitos por empresas especializadas. Usos como o transporte, a eletricidade, o gás, o despejo de resíduos e outros itens são levantados nas empresas para que se chegue, por exemplo, ao número de árvores que precisam ser plantadas para que haja a compensação de carbono.

Após a avaliação, é definido o alvo da neutralização de carbono. Devem ser implantadas medidas para minimizar ao máximo a geração de CO2. Por exemplo: uma indústria pode começar a usar materiais 100% reciclados, diminuir o gasto de energia, reutilizar a água, captar água das chuvas, entre muitas outras medidas que podem ser aplicadas, reduzindo também o impacto no meio ambiente.

Esta postura visa diminuir o impacto de gases como o dióxido de carbono (CO2), que são emitidos pelas indústrias na atmosfera. A elevação do nível dos oceanos, os incêndios mais frequentes em áreas florestais, alterações nas correntes marítimas são algumas das mudanças climáticas que já nos dão sinais de que o meio ambiente precisa de atenção.

Alguns dos mecanismos mais utilizados atualmente para auxiliar na neutralização do carbono gerado, são o plantio de árvores nativas e a compra de créditos no mercado de carbono.

E como esses mecanismos podem funcionar?

É simples! Imagine a seguinte situação: sua empresa gera cinco toneladas de carbono para realizar as suas atividades. Assim, para que que suas emissões sejam zeradas, é necessário a compra de cinco créditos de carbono, ou o plantio de um número estimado de árvores específicas, que fixarão este CO2 em sua estrutura durante seu crescimento.

A venda de créditos de carbono pode ser feita pelas empresas que por não emitirem gases poluentes, acabam por gerar esses créditos. Alguns exemplos seriam os aterros sanitários que possuem biodigestores, empresas que operem processos de produção de energia limpa, ou até mesmo projetos de reflorestamento.

Com isso, a empresa poluente, que não pode reduzir a emissão dos gases, investe negocia com outra empresa que gera os créditos através de seus projetos, criando uma parceria, onde uma compra os créditos e a outra recebe os recursos proporcionais aos cálculos de emissão de CO2 da empresa investidora, para manter o projeto sustentável. Legal não é mesmo?

Mas não para por aí. Atualmente grandes empresas estão investindo fortemente neste segmento. Um grande exemplo prático é o programa “Carbono Neutro” da Natura. A empresa reduziu significativamente sua emissão de CO2 por cada quilo de produto fabricado, através dos mecanismos utilizados nos cálculos para a Neutralização de CO2. Sendo o restante das emissões, compensado através da compra de créditos de carbono. E tornando-se assim, uma marca de destaque internacional por sua responsabilidade socioambiental, conquistando e fidelizando cada vez mais clientes ao redor do mundo.

Benefícios que a neutralização pode trazer para minha empresa

Além de tudo isso, a neutralização de carbono é uma alternativa que pode trazer grandes benefícios ao seu negócio. Quer saber quais?

- Menor impacto ambiental gerado através da emissão do co2 e outras atividades que emitem carbono para atmosfera;

- Possibilidade de investir no marketing verde, ferramenta muito utilizada pelas grandes empresas nos dias de hoje, deixando claro para seus clientes que a marca se preocupa e principalmente realiza ações para a manutenção do meio ambiente;

- Atração de mais clientes, a parcela da população engajada com iniciativas socioambientais está cada vez maior. Com isso, empresas que apoiam causas ambientais tem se destacado no mercado, atraindo mais clientes e se tornando preferência entre aqueles que já a acompanhavam.

Portanto, as atividades que emitem carbono podem ser realizadas tanto por pessoas, quanto por empresas, ONGs e governos. Com isso, todas essas entidades podem realizar a neutralização de carbono.

Por fim, um ponto que a Núcleo Consultoria gostaria de destacar para você ou para sua empresa é: não importa qual medida uma empresa utilize. Ao realizar a neutralização de carbono ela está assumindo a sua responsabilidade com o planeta e reduzindo impactos ao meio ambiente.

Nossa empresa conta com consultores qualificados e engajados e com o suporte dos professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, orientando os projetos.

Caso tenha interesse em saber mais ou tirar alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail faleconosco@nucleoconsultoriajr.com. Será um prazer atendê-lo.

Se você gostou do nosso texto e achou ele interessante, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não lhe agradou, escreva para a gente, para que assim possamos produzir conteúdos cada vez melhores!

#neutralizaçãodecarbono #carbono #meioambiente #Dióxidodecarbono #empresaverde #Sustentabilidade #empresasustentável

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

2012-2020 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados