top of page

Metodologia Lean

Você sabe o que significa o termo “Lean”? O que te remete quando ouve essa palavra? Lean pode ser resumido em uma filosofia corporativa que visa otimizar e melhorar o desempenho da empresa por meio da mudança de hábitos e de processos.

O que é Lean?

O termo Lean está diretamente ligado ao TPS (Toyota Production System) o TPS é uma filosofia de administração da manufatura, surgida no Japão, em meados da década de 1960. Os principais conceitos independem de tecnologia, embora possam ser aplicados em conjunto com os avanços tecnológicos.

Este novo enfoque na administração da manufatura surgiu de uma visão estratégica, buscando vantagem competitiva através da otimização do processo produtivo. Logo, o método Lean é uma metodologia de melhoria que enfatiza a prevenção de desperdícios (tempo, mão-de-obra e insumos) na produção de produtos e/ou serviços que não agregam valor.

Em termos mais claros, desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente.

Agora que entendeu o conceito, vamos entender suas etapas?

O método Lean, sempre utiliza informações provenientes dos clientes em busca da perfeição, tendo como objetivo a eliminação dos desperdícios. Na prática, se utiliza estes cinco passos em ciclos:

1° - Identificar valores dentro da visão do cliente: Ou seja, é identificar o valor do projeto ou mesmo da tarefa de forma que agregue valor ao cliente.

2° - Mapear fluxo de valores: Consiste em fazer com que o fluxo aconteça sem interrupções, ou seja, checar quais recursos são necessários em cada fase do projeto, sem alocar recursos desnecessários e/ou criar gargalos.

3° - Realizar ações que criem fluxo de valor: Significa repartir os projetos em atividades pequenas e facilmente gerenciáveis. Deste modo, facilita verificação do desempenho das pessoas envolvidas, identificando seus pontos fortes, alocando as tarefas de modo a usufruir o melhor de cada indivíduo.

4° - Atender somente as demandas: Consiste em não decidir por um caminho até que os responsáveis pelo projeto definam quais as entregas serão necessárias. Envolver o cliente no processo, deixando que ele defina as necessidades e prioridades.

5° - Buscar a perfeição: desenvolver pessoas com capacidade de decisão, que tenham responsabilidade e sejam capazes de refletir sobre as lições aprendidas de projetos anteriores, promovendo a melhoria contínua através de comunicação clara.

E quais resultados essa metodologia pode trazer para o meu negócio?

A filosofia Lean trará muitos benefícios ao seu negócio, principalmente quanto ao aumento da produtividade e da qualidade no desempenho das atividades, atendimento e do produto final. O foco é totalmente o cliente. Com isso, é possível observar de forma clara quais são as suas necessidades e transferi-las ao produto ou serviço.

Também é possível alcançar a otimização dos recursos do seu negócio, possibilitando a redução de custos. Visto que, haverá uma grande redução dos desperdícios.

Além disso, a flexibilização da produção possibilita uma maior variedade de produtos, não focando apenas na quantidade. Sendo assim, fica mais fácil atender aos anseios do cliente.

Também é muito importante destacar a ajuda dos colaboradores. Sendo sempre incentivados e conseguindo entender sua importância na empresa.

Além disso, tem-se outros fatores positivos fundamentais resultantes dessa metodologia como:

  • Mais projetos bem-sucedidos (clientes e equipe de projeto satisfeitos, atendimento do escopo no prazo e no orçamento estabelecidos);

  • Agilidade na conclusão;

  • Fácil acompanhamento do projeto;

  • Redução de documentação desnecessária;

  • Sinais claros sobre quando tomar decisões sobre o projeto;

  • Uma menor pressão sobre os membros da equipe;

  • Redução dos resíduos que provocam atrasos.

Com isso, todos esses pontos levam ao fator mais importante para toda empresa, o lucro! Não há como chegar em outro resultado se a filosofia Lean for aplicada de maneira correta e com a colaboração de toda a equipe. E você, gostaria de aplicar essa ferramenta tão importante em sua empresa?

Caso tenha interesse em saber mais ou tirar alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo.

Se você gostou do nosso texto e achou ele interessante, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não lhe agradou, escreva para a gente, para que assim possamos produzir conteúdos cada vez melhores!

bottom of page