top of page

Marketing verde: surgimento, evolução e importância para as empresas

É bem provável que em algum momento da sua vida, você já ouviu falar em marketing verde, não é mesmo?

Mas como surgiu? Como foi sua evolução? Qual sua importância para as empresas?



Nesse artigo iremos tratar todos os fatores ligados ao marketing verde.


O que é marketing verde?

O marketing verde consiste em adotar uma estratégia de marketing com apelo ecológico e ambientalmente amigável. E tem como definição: “desenvolver e comercializar produtos destinados a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade”.


Surgimento do marketing verde e sua evolução


O surgimento do marketing verde veio com o acordar populacional sobre a consciência em relação ao meio ambiente. Aconteceu pela primeira vez por volta da década de 1960 nos Estados Unidos e Europa, mas seus impactos só foram ter maiores relevâncias na década de 1990, e era diretamente ligado a economia, focando na produção e questões de distribuição física dos produtos.


Um dos fatores primordiais foi expansão da internet, agregando assim, um veículo de informação mais rápido, a falta de recursos naturais e a poluição, logo, provocando mudanças de atitude por parte da sociedade que está se expandindo, as marcas não queriam desperdiçar essa mudança no consumidor e chegando ao Brasil pelas grandes multinacionais nos anos 90.


A partir da década de 20, começou a preocupação com questões institucionais, e por isso, mudanças na legislação mostraram a forma como as empresas encaravam a adaptação para estratégias verdes.


Os empreendedores começaram a se posicionar na busca de soluções que fossem menos agressivas ao meio ambiente e que atendessem as novas legislações, portanto, algumas empresas conseguiram se adiantar em relação a essas mudanças legais adaptando seus processos antes mesmo da concorrência, obtendo maiores vantagens competitivas.


De início algumas empresas se adaptaram às práticas sustentáveis visando somente responder às exigências legais, mas perceberam também que não cumprindo as leis, possivelmente se envolveriam em um escândalo ambiental.


Causando assim, uma imagem negativa a mesma, representando até mesmo uma desvantagem em relação a outros negócios concorrentes. De outra forma, a sensibilidade ecológica evoluiu de uma maneira pertinente que acabou se tornando um novo desafio para o milênio. Sendo assim, inovação e descontinuidade as palavras de sucesso para as empresas.


Tendo em vista a sensibilidade ambiental, os empreendimentos precisaram deixar de lado a perspectiva de somente cumprir a legislação e, de fato, aproveitar novas oportunidades de negócio que vieram a surgir respeitando o meio ambiente.


Essa preocupação ambiental cresceu durante a década de 70, mas somente em 1987 o conceito de desenvolvimento sustentável foi apresentado a conferência de comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento da ONU.


Com isso, ganhou força na década de 1990 com uma crescente demanda por produtos que danificassem menos o meio ambiente.


Importância para as empresas e seus benefícios


A preocupação das pessoas em relação ao meio ambiente junto à sustentabilidade se tornou uma questão de prioridade para as empresas que pretendem se destacar diante do seu público. Com isso, podemos agregar a importância aos seus benefícios destacando:


Expandir o seu público – Com a conscientização visando a melhoria do meio ambiente, as pessoas passaram a optar por produtos e marcas ecológicas. Isso significa que entre uma empresa ecologicamente correta competindo com uma que não se importa com o meio ambiente, as pessoas irão optar pela primeira, aumentando assim o público alvo do seu negócio.

Aumento de vendas –O aumento do público tem como resultado um aumento expressivo nas vendas.

Diferenciais competitivos – A estratégia de marketing ambiental em prática trás maior visibilidade ao seu negócio, causando um destaque maior em meio à concorrência e tendo uma preferência maior de seu público.

Maior qualidade de vida – Agregando, ainda de forma direta, a qualidade de vida no nosso planeta (se remete às boas condições que contribuem para o bem-estar e a saúde física e mental de uma pessoa).


Tendo em vista os aspectos observados podemos concluir com alguns meios de implementar o marketing verde: Incentive o consumo consciente; busque reduzir a emissão de poluentes; não esquecer do o uso dos 3Rs em prática (reduzir, reutilizar e reciclar) e trabalhe com fornecedores ecologicamente corretos. Impactando a empresa e a vida das pessoas de modo geral.


Aqui na Núcleo, um dos nossos valores é a responsabilidade socioambiental, implementamos nos nossos serviços zelo por um brasil mais sustentável. Espero que tenhamos esclarecido suas dúvidas com esse artigo.


bottom of page