• Sophia Souza

Marketing Verde como nicho para captação de clientes: quais práticas são necessárias?

Atualizado: 11 de Dez de 2020

Você conhece o marketing verde? Gostaria de implementá-lo como estratégia de marketing em sua empresa?


Também conhecido como ecomarketing ou marketing ambiental, esse método vem ganhando força nos últimos tempos, buscando diferenciar uma empresa ou marca e suas soluções com um posicionamento de consciência ecológica.


Segundo M.J. Polonsky(1995), marketing verde pode ser definido como: todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.


Por que adotá-lo como nicho de captação de clientes?


Com a crescente tomada de consciência ambiental dos consumidores, as empresas se viram forçadas a atender essa demanda, visando manter seus clientes e sua competitividade frente ao mercado. Assim, surgiu o marketing verde, direcionando as ações da empresa para minimizar o impacto ambiental do seu modelo de produção e mostrar os benefícios(ou ausência de malefícios) de seus produtos e da postura da empresa frente as questões socioambientais.


Segundo a Pesquisa Global sobre Responsabilidade Social Corporativa, realizada pela Nielsen, no Brasil 74% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços que tenham a responsabilidade social como parte do programa da empresa, dos quais 46% estão dispostos a pagar mais caro por produtos e serviços que se alinhem a essa causa.

Além disso, quando perguntados sobre o tipo de empresa que os brasileiros preferem investir e fazer negócios, mais de 70% também elegem empresas que possuem programas de responsabilidade social.


Sendo assim, não adequar seu empreendimento a essa linha de pensamento pode, inclusive, gerar prejuízo. Afinal, não demonstrar interesse em causas ambientais e sociais, é ficar para trás.


Benefícios do Marketing Verde


Ao concentrar seus processos de produção nesses princípios, sua empresa economizará recursos, preservará o meio ambiente e ainda irá gerar lucro de qualidade, e não somente de quantidade.


Além disso, o marketing verde irá atrair o público alinhado com esse pensamento, sem perder os que ainda não tem essa consciência, pois ninguém deixará de comprar seus produtos somente por deixá-los mais sustentáveis. E como esse é um modelo demandado pelos próprios consumidores, alguns podem ate preferir pagar mais caro em um produto que se enquadre nesses princípios.


Quer mais? Sua empresa ainda ganhará credibilidade, agregando valor a marca e se diferenciando dos concorrentes.


Princípios desse conceito


Os problemas causados pelo consumo desenfreado de recursos naturais já são visíveis e, como discutido no Relatório do Clube de Roma(1972), se a sociedade não mudasse seu estilo de produção industrial daquela época, os recursos seriam esgotados em menos de 100 anos.


Com isso, os princípios do marketing verde envolvem, principalmente, reduzir, reutilizar e reciclar, sendo necessário que seu empreendimento seja:

· Ecologicamente correto;

· Economicamente viável;

· Socialmente justo;

· Culturalmente aceito;


Além desses, também é importante se atentar aos 4 Ss: segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social(Social acceptance).

Implicando, na prática, em uma responsabilidade econômica, social e cultural, além da ambiental.


Como trazer essa estratégia para sua empresa


Existem diversas maneiras de aplicar esse conceito na sua empresa, algumas delas são:

· Pensar em formar de aumentar a durabilidade do seu produto;

· Eliminar o teste em animais;

· Separar e destinar o lixo de forma adequada;

· Investir em matérias-primas e componentes sustentáveis;

· Não usar, ou tentar reduzir, o uso de materiais não biodegradáveis.


E se você está em dúvida de por onde começar, implementar um sistema de captação de água da chuva e investir na neutralização de carbono podem ser seus primeiros passos!


O sistema de captação de água da chuva vai ser importante para colocar o primeiro R(reduzir) em prática. Tendo um baixo custo de implementação e gerando uma economia de até 50% na conta de água, esse sistema irá ajudar o meio ambiente, evitando a escassez de recursos hídricos e ao mesmo tempo reduzirá os custos do seu negócio.


Já a neutralização de carbono para empresas que emitem o dióxido de carbono(CO2), visto que esse é um dos gases amplificadores do efeito estufa. Esse projeto visa minimizar ao máximo a produção de CO2 e, quando não for possível, neutralizá-lo através da compra de créditos de carbono ou do plantio de número estimado de árvores específicas para fixar esse CO2. Um ótimo exemplo é o programa “Carbono Neutro” da Natura.


Por fim, é importante frisar que essa deve ser uma estratégia de marketing autêntica! Vender a imagem de sustentabilidade, mas não a aplicar de fato, é extremamente prejudicial(e as vezes fatal) ao seu empreendimento. Tal atitude é chamada de Greenwashing e pode ser traduzido como “lavagem verde”, o que pode arruinar a imagem da sua empresa. Por isso, é essencial inserir a estratégia do marketing verde de forma consciente e planejada.


Responsabilidade socioambiental e integridade são alguns dos nossos valores e nós da Núcleo Consultoria Jr podemos ajudar a colocar o marketing verde do seu negócio em prática! Ficou interessado? Entre em contato com a gente através do email faleconosco@nucleoconsultoriajr.com que lhe daremos a melhor solução para o seu empreendimento. Aguardamos você!


#marketingverde #meioambiente #responsabilidadesocioambiental #empresaverde