top of page

Manual de boas práticas e sua importância para a biossegurança do consumidor

Você sabe o que quer dizer biossegurança, e qual a sua importância para a sociedade no qual a gente vive?


A biossegurança é um termo que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das discussões relacionadas à saúde da população, mesmo sem usar o exato termo biossegurança ela está totalmente inserida no contexto no qual a gente vive, principalmente depois da Pandemia da COVID 19, onde ações de prevenção como uso de máscara, higienização e manejo de resíduos se tornaram cada vez mais reais dentro da realidade de nossa sociedade.


Outro fator importante é que a biossegurança é praticada em todo lugar, não só na indústria química ou farmacológica, mas até em nossa casa, e em geral pode ser definida como o conjunto de ações de prevenção, minimização ou eliminação de risco que possam vir a comprometer a saúde do ser humano ou do meio ambiente.


E como o Manual de Boas Práticas pode garantir a biossegurança?


Primeiramente devemos saber o que é o Manual de Boas Práticas (MBP), ele é um documento exigido tanto pela AVISA tanto pelo MAPA que tem como objetivo descrever todas as operações que são e serão realizadas por um estabelecimento, tendo como o mínimo exigido os seguintes itens listados abaixo:


● Requisitos higiênico-sanitários dos edifícios

● Manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios

● Controle da água de abastecimento

● Controle integrado de vetores e pragas urbanas

● Capacitação profissional

● Controle da higiene e saúde os manipuladores

● Manejo de resíduos e o controle

● Garantia do alimento preparado


Dessa maneira podemos dizer que o Manual de Boas Práticas abrange todo o processo que padroniza as atividades realizadas pela empresa, de modo a encaixar esses processos dentro das normas de segurança exigidas.


Agora como funciona isso na prática?


Exemplificando na prática, imagine a seguinte situação: Em um hospital por exemplo, o manual de boas práticas garante sua biossegurança da seguinte maneira, dentro desse lugar existem regras que devem ser cumpridas como, controle no descarte de resíduos e regras de higienização, tanto dos funcionários quanto dos equipamentos utilizados, os funcionários devem estar adequadamente uniformizados, assim pelas normas do MBP todas essas regras terão que ser cumpridas pelo hospital garantindo assim a segurança do consumidor além de dar credibilidade para o estabelecimento.


Vale ressaltar que o MBP não possui modelo fixo, sendo criado com base na análise da rotina da empresa e seu funcionamento, dessa maneira cada caso é avaliado de forma particular e minuciosamente, podendo assim chegar a uma melhor conclusão sobre os fatores de risco que aquele produto ou estabelecimento pode apresentar e garantir sempre a segurança do consumidor em todos os aspectos.


Além de ser importante para o cliente, o MBP também beneficia o estabelecimento. Por consequência de todos os fatores citados acima ele garante uma economia de tempo nas atividades e diminuição de gastos, pois um espaço mais organizado e mais capacitado é um espaço utilizado de maneira mais eficiente.


Com isso fica muito claro a importância do MBP e como ele se relaciona diretamente com a biossegurança, sendo o documento que permite ao consumidor a garantia de que o estabelecimento está de acordo com as normas exigidas, e uma forma de utilizar seus recursos da melhor maneira, sendo importante para ambas as partes, estabelecimento e consumidor.


Agora que todas essas informações foram explicadas com clareza, o que acha de ter um MBP a sua disposição? A nossa equipe da Núcleo Consultoria Jr. teria prazer em realizar esse serviço para você! Contamos com uma equipe totalmente qualificada e experiente na realização desse documento, onde oferecemos muito mais do que um produto, mas uma nova maneira de melhoria do seu negócio visando o bem-estar cliente e estabelecimento.


Esperamos que esse artigo tenha atingido suas expectativas, e qualquer outra possível dúvida sobre esse assunto ou qualquer outro a nosso respeito, entre em contato conosco através de nossas redes sociais ou qualquer outro meio de comunicação, ficaremos muito felizes em resolver seus problemas!



bottom of page