• Bárbara Abade

Manual de Boas Práticas: Quem deve ter e quais são os benefícios?


Você sabe o que é um Manual de Boas Práticas (MBP)? Será que a sua empresa está incluída nas que o necessitam? Entenda mais sobre esse documento exigido pela ANVISA e pelo MAPA e de que maneira ele pode trazer melhorias expressivas para o seu estabelecimento. Confira esse artigo e surpreenda-se!


Para começar é importante entender do que se trata esse documento. O Manual de Boas Práticas (MBP) descreve as estruturas físicas de um serviço, o que inclui as paredes, janelas, piso, iluminação e por aí vai. Além disso, também detalha a rotina do estabelecimento, desde a obtenção da matéria-prima até a distribuição dos produtos. Resumidamente, o MBP deve descrever minuciosamente todas as particularidades e o funcionamento do local.


Agora vamos exemplificar o funcionamento disso na prática. Imagine um restaurante como o Mc Donald’s. De que maneira o Manual de Boas Práticas se aplicaria? Todos os funcionários devem possuir uma conduta no local, como por exemplo usar uniforme, manter a higienização dos aparelhos e utensílios, recepção de insumos e produtos químicos, entre outros. Analogamente, muitos outros estabelecimentos possuem essa linha de trabalho devido ao MBP. Deu para entender?


A pergunta é: Quem deve possuir esse documento? E a resposta são qualquer estabelecimento ou indústria. Se a sua empresa produz, manipula, transporta, armazena e/ou comercializa alimentos, ela deve ter o Manual de Boas Práticas. Ou seja, é preciso que todos os empreendimentos dessa área o tenham disponível para ser utilizado como base por seus membros. É importante ressaltar que não é possível que uma franquia possua um único modelo do MBP. A justificativa é que cada loja possui suas características próprias, o que significa que o documento deve ser individual.


Mas porque o MBP é tão importante? Além de ser exigido pela ANVISA e MAPA, ele é cobrado nas visitas da Vigilância Sanitária, isto é, sua falta pode implicar na perda de credibilidade da empresa e surgimento de uma mancha negativa em sua imagem. As consequências podem ser um pouco mais graves, como recebimento de multas ou até mesmo o fechamento do estabelecimento.


Quais são as principais vantagens do Manual de Boas Práticas? São inúmeras! Vamos explicá-las a seguir:

  • Garantia de que o produto tenha segurança e qualidade sanitária para os consumidores: Isso porque o documento descreve os manipuladores dos alimentos, incluindo a lavagem das mãos, e o manejo dos resíduos, controle de pragas e abastecimento de água. Tais medidas garantem uma boa higienização e limpeza ao longo de todo o processo, acarretando em mais segurança para quem está consumindo o produto final.


  • Padronização dos processos: Tendo em vista que o MBP implementa uma rotina organizada e norteia os funcionários, isso além de promover a circulação de informação entre os membros do estabelecimento, aumenta a produtividade, a qualidade do serviço e diminui os erros. Detalhe: É importantíssimo que todos do local conheçam o conteúdo do documento e apliquem no dia a dia! Nada como uma boa mudança de hábitos não é mesmo?


  • Economia de tempo e diminuição dos gastos: Isso não é nada menos que consequência do que foi citado anteriormente. Com um local mais organizado, recursos remanejados e funcionários treinados, ocorre melhor aproveitamento do espaço e uma produção mais eficiente.


Agora você já sabe o que é o Manual de Boas Práticas e quais são os seus benefícios. Ficou interessado e gostaria de ter um no seu estabelecimento? A elaboração do MBP é geralmente feita por alguém especializado. Quer saber quem pode fazer o seu? A Núcleo Consultoria Jr! Nós contamos com uma equipe extremamente qualificada para lhe oferecer o melhor serviço com o menor preço. Entre em contato conosco e solicite uma reunião para conhecer um pouco mais da nossa proposta. Esperamos você!



  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

2012-2020 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados