top of page

MÉTRICAS: O que são, qual sua importância e como aplicá-la na minha empresa?

Medir o sucesso das suas estratégias é tão importante quanto executá-las corretamente. Você já ouviu falar sobre métricas?

Métricas de marketing digital são utilizadas para medir os resultados das suas ações, mostrando os erros e em qual direção você deve seguir. Assim, você consegue entender o histórico da sua empresa e identificar o impacto das decisões nos resultados.

Se você não sabe por onde começar, continue a leitura deste artigo. Vamos ajudar você a entender melhor o que são métricas, sua importância e por que e como você deve adotá-las na sua empresa.


O que são métricas?


As métricas são dados que medem quantitativamente o sucesso da execução de uma atividade, ajudando você a entender o que dá certo (ou não) no seu trabalho. Elas precisam ser o ponto de partida para qualquer estratégia de negócio.


As ferramentas de análise de dados possibilitam mensurar, monitorar e avaliar seus processos estratégicos, de uma maneira simples, clara e objetiva. Por isso, antes de iniciar qualquer plano, é preciso entender bem o que são métricas e qual a mais adequada para determinada ação. Não basta, por exemplo, uma campanha atingir boa parte do seu público-alvo se os números não refletirem o aumento nas vendas. As ferramentas existem para simplificar esses dados, de forma que você consiga visualizar e entender o que está acontecendo.

Para você entender melhor veja um exemplo de aplicação nas redes sociais:

  • Alcance: representa o número de pessoas que entraram em contato com uma publicação. Mesmo que alguém visualize um post por 3 vezes, por exemplo, ele será contabilizado como usuário único.

  • Impressões: contabiliza quantas vezes o post foi exibido para o usuário. Somam-se todos os números, inclusive nos casos em que o mesmo usuário visualiza o conteúdo mais de uma vez.

  • Relatórios: é possível verificar se as impressões são iguais, maiores ou menores do que o número de pessoas alcançadas. A partir daí, você consegue direcionar melhor sua estratégia de conteúdo.

Com os dados disponíveis, os profissionais conseguem estudar e registrar cada etapa de uma ação de forma segura e, assim, fogem dos achismos em momentos importantes. Isso permite também monitorar e comparar o trabalho de forma prática e direta.


Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é justamente possibilitar análises de dados mais precisos, ou seja, métricas que demonstram com clareza os resultados de uma estratégia desenvolvida na web.


Como definir métricas para sua estratégia


Para mensurar e avaliar o desempenho das táticas escolhidas é preciso ter em mente um propósito bem claro. Depois disso, você encontrará diversas formas de medir o seu progresso. Faça uma lista de métricas e registre a importância de cada uma delas. Assim, você consegue entender quais são indispensáveis para sua estratégia e pode acompanhá-las pontualmente.

Veja alguns exemplos de diferentes canais que podem melhorar a performance medindo as métricas e indicadores:


Blog

O blog é um ótimo espaço para construir um relacionamento com seus potenciais clientes. Para criar conteúdo estratégicos, mensure os resultados obtidos com todo o trabalho feito.


Redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação. Com o alcance que elas oferecem, você pode direcionar novos visitantes para o site, alcançar leads e encontrar potenciais clientes.

Para isso, é importante acompanhar os resultados das ações através das métricas de redes sociais. E diferencie os indicadores-chave das métricas de vaidade (números elevados que, geralmente, não ajudam na tomada de decisão, nem representam a saúde da empresa).

Por exemplo:

  • Curtidas;

  • Comentários;

  • Compartilhamentos;

  • Visualizações.

São dados importantes. Mas, suas estratégias e decisões não devem ser orientadas somente com base nessas informações, pois nem sempre representam, de fato, o sucesso de uma campanha.

As redes sociais possuem particularidades e todas contam com uma área de análises.


Ferramenta de mensuração


Para mensurar resultados é necessário conhecer as ferramentas que fornecem os dados — que devem ser analisados para obter insights relevantes e otimizar as campanhas. Hoje trazemos como exemplo o Google Analytics.


O Google Analytics é uma das ferramentas gratuitas do Google que permite acompanhar os fluxos de navegação e interações nas páginas de uma empresa, como o seu site.

Muito utilizada pelos profissionais de marketing, ela dá acesso às principais métricas. Seu relatório mostra a origem dos visitantes, o que acessam com maior frequência, o fluxo até a compra e outros dados.


A importância das métricas para o seu negócio


São elas que ajudam a definir aonde a empresa quer chegar e a perceber se você está no caminho certo. O ideal é que elas sejam claras e quantificáveis, para alinhar todos os profissionais em torno de um único objetivo. No final do processo, você também pode avaliar a execução, já que elas indicam se o seu time alcançou as metas traçadas no planejamento. Se quiser ter sucesso nos próximos passos, você precisa medir o que está sendo feito hoje.


Conseguimos te mostrar o porquê as métricas são indispensáveis para a sua empresa? É preciso utilizar dados sólidos e criar estratégias precisas para vencer a concorrência e expandir sua atuação no mercado.

Caso tenha gostado do conteúdo, siga a Núcleo nas redes sociais e acompanhe o blog para mais novidade.


Comments


bottom of page