top of page

Importância e benefícios do CRM para empresas

Você já ouviu falar sobre CRM ou realmente entende tudo o que precisa saber sobre ele?


Sabe como ele pode trazer benefícios para o seu negócio?

Antes de abordarmos sobre a importância do CRM e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, primeiro devemos entender, de fato, o que é esta ferramenta. CRM é a sigla para Customer Relationship Management, quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente e remete a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.


Ele pode ser gerenciado através de plataformas e software que permite organizar todos os pontos de um contato que o consumidor tem com o vendedor de uma empresa. Contudo, o CRM vai muito além de um software e é muito utilizado para gerenciar e analisar interações entre cliente, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar vendas e personalizar campanhas para captação de novos clientes.


Porém, mesmo sendo um software, a sua funcionalidade é bem simples, mas muito eficaz. Ele basicamente armazena informações sobre os seus clientes atuais e possíveis clientes também, como por exemplo, nome, telefone, e-mail, suas atividades e pontos de contato com a empresa. Desta forma, ele reúne e integra dados valiosos para preparar suas equipes com informações pessoais dos clientes.


Assim sendo, podemos dizer que esta ferramenta é muito importante porque ela é uma facilitadora quando se trata de entender melhor o consumidor e facilitar ações focais. Isso ocorre por ele admitir que você faça um acompanhamento detalhado de todo o contato do comprador com o seu negócio.


Mas agora que já sei sobre o que é o CRM e sua importância, quais benefícios ele pode trazer para minha empresa?


É notório que os métodos de gestão estão em constante evolução e o motivo disso é bem claro: os tipos de consumidores também mudaram. Hoje em dia, apenas oferecer produtos de alta qualidade não mais o suficiente para se destacar, as empresas precisam estar buscando sempre algo a mais e, os clientes optam cada vez mais por empresas que prezam eles e mantém uma interação constante.


Assim, você pode utilizar deste momento para montar suas estratégias de CRM que pode fazer toda diferença para seu marketing e vendas e, assegurar uma familiaridade mais duradoura com seus compradores. Vale ressaltar que é importante criar estratégias que possam ajudar você. Pois esta ferramenta ajuda a você criar uma imagem pública do seu negócio quanto em indicadores mais elementares, além de otimizar processos de marketing e vendas sem que perca o caráter íntimo e personalizado, entre outros. Abaixo podemos observar algumas vantagens desse recurso:


  • Melhora a comunicação da equipe comercial - Sabemos que uma equipe só funciona bem quando se há uma boa comunicação de maneira clara e assertiva e principalmente, precisa ter acesso a seus dados para o funcionamento dos processos. Pois bem, o CRM contribui para que todas as informações estejam alocadas em um lugar para que não haja desencontros


  • Integra os times de comercial e vendas – através do CRM, as equipes podem trabalhar de forma conjunta e alinhadas, pois enquanto marketing cria comunicações segmentadas, aumentando o desempenho da nutrição de leads, a equipe de vendas é notificada assim que o cliente está pronto para receber uma proposta, assim, terão mais assertividade com a comunicação entre vendedor e cliente.


  • Aumento das vendas – como, por meio do CRM, todas as informações sobre o cliente ficam em apenas um lugar, as plataformas costumam integrar estes dados de forma que o vendedor não precise desperdiçar tempo alternando com outras plataformas. Logo, o resultado será vendas mais frequentes, inteligentes e rápidas


  • Foco nas necessidades dos clientes – Com todos os conhecimentos em um único lugar, os membros de comercial encontrarão as melhores oportunidades de negócio na hora certa e a venda fica mais personalizada e cresce o foco no cliente.


  • Fidelização de clientes – Sabemos que fidelizar clientes hoje é algo muito importante. Se alguém adquiriu seu produto, é preciso conquistar esse consumidor para mantê-lo em sua base. Com as informações na plataforma de CRM, você pode fidelizar aquele cliente oferecendo novos produtos que tenham haver com ele, trabalhar o marketing personalizado entre outros.


Após todos esses benefícios, percebemos o quanto o CRM é eficaz e como ele contribui para a evolução das empresas que o adquire. Com por exemplo aqui na Núcleo Consultoria Jr, fazemos uso desta ferramenta para manter contato com os clientes que já nos contataram para que possamos estar nutrindo-os com conteúdo que seja importante para seus estabelecimentos e fazendo com que prosperem sempre.


bottom of page