top of page

A Importância do Registro de Produtos pela ANVISA


Você sabe o que é a ANVISA?


A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar regulamentos e normas que visam prevenir riscos à saúde e problemas sanitários que ocorrem no meio ambiente ou na produção de produtos. Além disso, a ANVISA é órgão responsável por fiscalizar locais como: Aeroportos, Portos, Fronteiras, Locais de produção, transporte e comercialização de alimento, medicamentos, cosméticos, Locais de serviços de saúde, entre outros.


Mas agora fica o questionamento, por que é tão importante registrar um produto pela ANVISA? Continue acompanhando que iremos te contar.

O registro é responsável por assegurar a qualidade e segurança dos produtos a serem comercializados, avaliando questões como segurança, usabilidade, riscos à saúde, informações e característica, além de liberar o funcionamento de estabelecimentos de saúde e laboratórios. O não cumprimento dessas regras previstas pela ANVISA é crime, gerando multas e o impedimento do funcionamento da empresa.


Por meio de certificações e testes, a ANVISA garante que determinado produto passou por uma verificação minuciosa de qualidade, dando mais segurança ao comprador.


Quais os riscos de não regularizar seus produtos?


Como já foi citado a cima, um dos riscos é o fechamento da empresa por tempo determinado ou não, e a aplicação de multas.


Porém, o fato de produto não passar por toda essa fiscalização faz com o que os riscos também se estendam ao consumidores, como por exemplo uma reação alérgica depois do uso de um produto alimentício não registrado, devido à falta de composição dos ingredientes no rótulo da embalagem, podendo conter agentes alérgenos não identificados, causando reações alérgicas que podem variar de grau, mas que afetam a saúde do cliente e que podem afetar a saúde do funcionário que está produzindo também.


Quais os benefícios a empresa tem ao realizar o registro?

Registrando os seus produtos, a marca ganha força e agrega valor à sua mercadoria, sendo um ponto de extrema importância em relação ao seus concorrentes. Ou seja, o registro garante segurança aos seus clientes e traz mais credibilidade ao produto e à sua empresa.


Como o registro por impulsionar as vendas?


Devido as certificações, a ANVISA garante a eficácia de determinado produto, garante que todo o processo de execução está dentro das regras. Em casos de rotulagem nutricional, garante que todas as informações estão expostas ao comprador, todos esses fatos fazem com o que se crie uma fidelidade dos clientes por saberem que o produto cumpre tudo aquilo que promete sem danos ou riscos, trazendo assim um retorno financeiro para empresa.


O registro é obrigatório?

Depende do seu produto e da classificação de risco dele, é dividido da seguinte forma: A classificação vai de I a IV, sendo I a mais baixa e IV a mais alta. Produtos de classe de risco I e II podem ser cadastrados, notificados ou isentos. Tirando os produtos isentos, os outros necessitam do auxílio de assessoria, pois a complexidade de interpretar as resoluções exige autoridade e conhecimento na área.


Conclui-se então, que ter um produto devidamente registrado pela ANVISA é de suma importância para uma empresa ou para um local comercial, trazendo inúmeros benefícios e fazendo com o que a empresa cresça e ganhe espaço no mercado. Se o seu produto precisa de registro, corre para o site oficial da ANVISA e faça o cadastro, não perca tempo.


bottom of page