• Lucas Moreira

Importância e eficácia do Endomarketing em uma empresa

Atualizado: Mar 8


Você sabia que o Marketing também é utilizado para o público interno de uma empresa?


Ah, não sabia? Então, venha descobrir o que é o Endomarketing e aprenda como cuidar do bem mais valioso de uma empresa, os seus funcionários. Quer saber como aplicá-lo? Venha conferir!




Atualmente, grande parte das empresas pensam cada vez mais nos seus públicos e em meios de como impactar as suas vidas de maneira positiva. No passado o consumidor tinha maior prioridade nos negócios, porém, hoje em dia com o uso do Endomarketing, o público interno ganha grande importância que é reconhecida com ações voltadas para ele.


Vale lembrar que, o foco principal do Endomarketing não se relaciona a felicidade dos funcionários, a sua ênfase é fazer com que os colaboradores tenham a sensação de que são importantíssimos para a empresa e que fazem parte de algo maior. É por meio desta sensação que as pessoas se tornam motivadas a sair de sua zona de conforto, buscando constantemente obter melhores desempenhos para atribuir valor a sua organização.


O que é o Endomarketing e como funciona?


Nosso querido dicionário de Oxford categoriza Endomarketing como: marketing institucional interno; conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno (empregados, revendedores, acionistas etc.).


Essas ações, refletem um novo posicionamento das organizações que buscam constantemente melhorar a imagem da empresa perante seus colaboradores. É um meio alternativo que surgiu para atrair os funcionários e motivá-los a desenvolver atividades, que criem soluções impactantes e de alto valor agregado contribuindo para a competição, valorização e estimulação dos funcionários.


Um grande exemplo, acontece nas fábricas da Fiat, que proporciona aos seus colaboradores, a oportunidade de realizarem os primeiros testes-drive nos lançamentos da marca, criando dentro da empresa, o desejo de se produzir carros cada vez melhores.


Logo, fazer investimentos em Endomarketing é de grande importância, porque após influenciar um funcionário dentro do ambiente de trabalho, ele ficará mais motivado, buscando entender todo o propósito de sua empresa para estar capacitado a representar, opinar e defender os seus valores sempre que necessário.


Principais benefícios do Endomarketing


Agora, chegamos na melhor parte os benefícios e se bem executado, o Endomarketing tem grande potencial de proporcionar resultados duradouros, para a sua empresa, trazendo diversas melhorias como:


· Aumento da motivação, produtividade e engajamento dos colaboradores;


· Fidelização dos funcionários, reduzindo o turnover (taxa de rotatividade) dos trabalhadores;


· Melhoria do clima organizacional, proporcionando mais interação entre os colaboradores, pois oferece um sentido ao ambiente de trabalho;


· Melhor qualidade de vida no trabalho;


· Sensação de pertencimento dos colaboradores, os tornando fiéis para que vistam a camisa da empresa;


· Eliminação de ruídos na comunicação interna;


· Atração de talentos no mercado devido à reputação da empresa;


· Equipes mais satisfeitas;


· Alinhamento de objetivos da empresa e do colaborador.


Agora que já conhecemos algumas das maravilhas que o Endomarketing nos proporciona, vamos aprender como vincular essa estratégia em uma empresa.


Como pôr em prática as estratégias do Endomarketing na empresa


Então, vamos lá!


O primeiro passo para colocar o Endomarketing na rotina da empresa é conhecer todos os seus funcionários, faça reuniões com as equipes ou com cada membro da organização, também busque aplicar pesquisas de clima organizacional, e com isso, tente compreender as necessidades, desejos e objetivos dos colaboradores.


Após fazer o levantamento das informações, é preciso definir os principais objetivos e estruturar ações para colocá-los em prática, algumas perguntas são necessárias, como: O que é prioridade? O que é possível de ser realizado no momento? Quais são as medidas a longo prazo? Com isso, comece a planejar tarefas e coloque em prática algumas delas.


Os treinamentos, pesquisas periódicas, integrações, rede social interna, TV corporativa e gamefication são ótimos recursos e devem ser adotados nas ações da empresa, pois facilitam a aproximação das equipes, mostram a importância de cada colaborador e fornecem a eles o sentimento, de que são essenciais para a organização. Sempre se lembre que, todo o processo é construído pouco a pouco e que o feedback dos colaboradores é crucial para saber conhecer os caminhos a serem seguidos.


Portanto, o Endomarketing deve ser encarado como uma parte do processo organizacional de uma empresa e que essa ferramenta pode impactar a vida de seus colaboradores, visto que além de criar um apego com a empresa o funcionário irá obter imenso desenvolvimento pessoal e profissional e constantemente todos esses benefícios são convertidos em cases de sucesso, assim como os da Fiat.


O nosso artigo lhe agradou? Espero que você tenha aprendido muito sobre a estratégia de Endomarketing, para aderir na sua empresa. Caso o nosso texto tenha agradado você, siga as redes sociais da Núcleo Consultoria, ou visite o nosso Blog para poder ficar por dentro das novidades.


Também, não esqueça de deixar o seu feedback, para que assim a gente consiga trazer conteúdos cada vez melhores para você.


#endomarketing #criatividade #ambienteinterno #marketingempresarial #pessoas #feedback

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

2012-2020 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados