top of page

Como reduzir a sua conta de água sendo mais sustentável

O que acharia se te dissessem que você pode reduzir em até 50% a sua conta de água?

Conforme o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos apresentado em 2015, tem-se a projeção de que a escassez de água afetará em até dois terços da população mundial em 2050. Esse e outros dados alarmantes apenas evidenciam a importância da preservação da água, que é um bem essencial e finito. Segundo estudos, essa preservação pode ser gerada através da implementação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva.


Por ser um sistema simples, tem baixo custo de implementação e, além da economia gerada, reduz impactos ambientais tais como enchentes. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 15.527/2007 dispõe das regras para o aproveitamento da água pluvial para fins não potáveis. Dentre as possibilidades de utilização da água de reuso, destacam-se a irrigação de jardins, reserva para prevenção de incêndios, limpeza de automóveis, e áreas externas, e descargas dos vasos sanitários.

(Direitos da imagem: http://www.freepik.com - Designed by jcomp)


O sistema capta a água da chuva e, através do conjunto correto de tubulações, se direciona até um filtro, no qual ocorrerá a separação dos resíduos sólidos. Em seguida, essa água irá se encaminhar para uma cisterna que promoverá seu armazenamento para posterior utilização, podendo também ser tratada caso se deseje outros fins para a mesma.


Para montagem desse sistema é necessário realizar um planejamento do projeto levando em consideração o estudo do índice pluviométrico da região, a área de coleta disponível e o dimensionamento de equipamentos, tais como, tubulações, filtros e tanques de armazenamento. Você sabia que, segundo o Conselho regional de Química (CRQ), um engenheiro químico tem dentre as suas diversas atribuições a competência de projetar e fiscalizar a montagem e instalação desses equipamentos?


A Núcleo Consultoria realiza esse e outros serviços a preços acessíveis para pessoas e empresas. Ficou interessado(a)? Acesse nossa aba de serviços em Gestão Ambiental e saiba mais como você pode economizar contribuindo com o meio ambiente!


bottom of page