top of page

Captar Água da Chuva é a Nova Tendência

Você, síndico ou morador de prédios residenciais, já pensou em ter o valor da despesa de condomínio reduzida sem afetar o conforto da sua residência ou do seu prédio? Ou melhor, cobrar o mesmo valor de condomínio e investir em mais lazer e conforto para os moradores?


A conta de consumo de água é a segunda maior despesa mensal de um

condomínio, ficando atrás somente das folhas de pagamentos dos funcionários. E o erro mais relevante, além da falta de hidrômetros individuais, caracteriza-se pelo manejo inadequado da água para manutenção das áreas comuns.


Dentro desse cenário, os construtores, síndicos e as imobiliárias buscam alternativas para contornarem os altos gastos com água visando principalmente economia, mas também um perfil sustentável.


Desde 2014, quando a área metropolitana de São Paulo sofreu com a crise hídrica, a Sabesp (Concessionária de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) começou a dar bonificação aos condomínios que conseguissem reduzir os gastos com água através de diversas alternativas. Essa bonificação, apesar de ter acabado com o fim da crise, deixou como herança, a conscientização por parte dos síndicos e construtores que afirmam: “Os condomínios pecam muito na administração. Precisam rever as contas, tomar medidas que diminuam os gastos.”


Uma das medidas tomadas na época foi o reuso da água da chuva, através de um sistema de captação e canalização que pudesse armazenar águas pluviais e distribuí-las pelo condomínio para que pudessem ser utilizadas pelas áreas em comum, na limpeza de piscinas, tratamento de jardins e limpeza geral do condomínio.


Nós, da Núcleo Consultoria, realizamos o projeto de dimensionamento e implementação desse sistema para casas, condomínios e diversos tipos de construções. Nosso projeto visa, além da reutilização da água para os serviços acima citados, torná-la potável para uso em banho, preparo de alimentos e em todas as tarefas diárias. Podendo chegar a uma economia de 50% no valor das contas de água.


Além de aliviar o bolso, o uso consciente de água acarretará boas avaliações para seu condomínio. Construções que visam a economia de água e energia podem receber o selo Aqua, que se caracteriza como a 1ª norma brasileira para certificação de construções sustentáveis. Deixando os condomínios mais valorizados, podendo ser reconhecido internacionalmente.


Nossa empresa conta com consultores qualificados e engajados e com o suporte dos professores da Universidade Federal Rural do Rio orientando os projetos.


Caso tenha interesse em saber mais ou até mesmo realizar o sistema de captação de água da chuva, entre em contato conosco pelo e-mail comercial@nucleoconsultoriajr.com, temos uma excelente equipe a postos pra lhe atender.


Se você gostou do nosso texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não lhe agradou, escreva para a gente, para que assim possamos produzir conteúdos cada vez melhores!

bottom of page