• Danyelle Loura

Como Mandar Bem no Processo Seletivo

Atualizado: Ago 20

Ao ouvir o termo “Processo Seletivo” em muitos já causa um certo frio na barriga. Mas é muito compreensível que isso aconteça porque temos a nossa expectativa confrontada com o imprevisível. Diversos pensamentos passam pela nossa cabeça:“e se eu não me sair bem?” “e se eu não souber o que fazer na hora?” “e se eu não for escolhido?”. São muitos “e se” que as vezes nem tentamos ou desistimos no meio do caminho.

Se você é daqueles que mesmo com o frio na barriga e o nervosismo decide encarar o processo seletivo, chega junto que vamos abrir um pouco a cortina dos bastidores e te dar algumas dicas ao longo do texto.

Bom, primeiro é importante entender as suas motivações, saber o porquê você deseja aquela vaga. Procure se informar acerca da empresa, as redes sociais e o site são ótimas opções para conhecer o perfil das empresas, o valor, a missão que ela diz ter e também o tipo de serviços que ela presta (principalmente empresas juniores).

Então se você não se identifica pode ser um sinal para você procurar um outro local que se enquadre mais no seu perfil. Agora caso você se identifique, é essencial que você leia o edital durante a inscrição, nele explicará como funcionará o processo seletivo. Uma das metodologias mais usadas pelas grandes empresas hoje em dia é a utilização de cases e dinâmicas.

A dinâmica consiste em trabalho em grupo sobre um tópico, logo, é essencial que você mantenha calma, pense sobre o assunto proposto e debate com sua equipe. Os critérios de avaliação, obviamente, são sigilosos indo de acordo com a ideologia da empresa.

Já na etapa de case, será apresentado alguns problemas onde o grupo terá de solucionar. Nessa fase, geralmente, os grupos já são pré-moldados pelos avaliadores. Lembre-se de não acreditar naquela história de que quem fala mais e mais alto leva sempre a melhor, seja você mesmo. Se você nunca fez um case antes, pesquise exemplos na internet antes de ir ao processo seletivo para que clareie sua mente.

Existem ainda outras dicas que são simples, mas que fazem muita diferença, afinal, é importante passar uma boa impressão pois essa será inicialmente a primeira imagem que terão de você. Portanto, ser pontual, estar bem apresentado, cuidar com a forma que se expressa, não fazer uso de aparelhos eletrônicos, demonstrar interesse, entre outras. Bom, agora você já sabe sobre a empresa ou lugar que quer trabalhar e já sabe o que esperar durante o processo seletivo.

Se você não passou no processo seletivo, não se desespere, ainda há lugares onde querem você e que esteja disposto a se capacitar. Sempre que possível, colha feedbacks. Nem sempre é possível, mas procurar entender onde pode ter havido falhas e que você pode melhorar na próxima vez é muito importante! Estar sempre disposto a se melhorar é o segredo.

Sabendo um pouco do que rola por trás das cortinas, use isso a seu favor! Se ainda nunca tentou um processo seletivo antes se agarre nessas dicas. E boa sorte nos processos seletivos que terá que enfrentar!

Se você gostou do nosso texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não lhe agradou, escreva para a gente, para que assim possamos produzir conteúdos cada vez melhores! Se você se interessou pelo assunto, entre em contato conosco pelo e-mail comercial@nucleoconsultoriajr.com, temos uma excelente equipe a postos pra lhe atender.

#ProcessoSeletivo #Dicas

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

2012-2020 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados