top of page

A importância da inclusão e da diversidade em um ambiente empresarial.

Você sabia, que promover a inclusão e possuir um time diverso pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa? Não sabia? Então vem conferir! No artigo a seguir abordaremos este tema e explicaremos melhor quais são estes benefícios.


O que é?

Os termos “inclusão” e “diversidade” estão diretamente ligados, isto porque ambos remetem à ideia de respeito e acolhimento, que são bem importantes dentro do ambiente de trabalho, tanto quanto na vida pessoal de cada indivíduo.


A diversidade é a existência de diferenças entre as pessoas, podendo ser relacionadas a gênero, raça, classe social, orientação sexual, deficiências e idade.


Enquanto a inclusão é o ato de respeitar e entender, de fato, que existem vivências e histórias diferentes da sua, ou seja, é ter a capacidade de compreender o valor do outro independente de suas características.


Benefícios:

“Você deve estar se perguntando, mas por qual motivo isso está diretamente relacionado ao meio empresarial?”

Nos últimos anos os debates acerca de inclusão e diversidade vêm crescendo cada vez mais, o que é um ponto positivo para nós enquanto sociedade em constante desenvolvimento.


Isso mostra que são pautas que devem estar inseridas na cultura e valores de uma empresa, para que sejam tratadas com a devida importância e que sejam normalizadas, fazendo parte do dia a dia de trabalho de todo o time de forma natural.


Porém, tudo isso não será considerado diversidade se apenas houver o entendimento do conceito por trás, é preciso ir além, partir para atitudes que tragam esses conceitos como base.

O melhor exemplo para isso é possuir um time diverso, pois, assim terá mais chances de construir um ambiente com menos julgamento e mais compreensão acerca das diferenças, tornando a empresa um lugar de crescimento para todos.


Outro benefício que podemos citar, é o fato de um time diverso proporcionar uma melhor resolução para as problemáticas dentro da empresa.


Isto, pois, indivíduos com características e vivências diferentes apresentarão também diferentes pontos de vista a respeito de um mesmo problema, ou seja, traz uma proposta final mais enriquecida e completa, facilitando até a resolução de questões consideradas mais complexas. Ainda possibilita que aquele time aprimore suas soft skills, como escuta ativa, colaboração e comunicação eficaz, já que ocorrerá uma constante troca de opiniões e visões distintas.

Mais um ponto relevante que podemos citar é em relação à imagem. Uma empresa que cultiva a inclusão e diversidade apresenta uma imagem mais positiva perante seus clientes e colaboradores, é vista como um empreendimento que não se preocupa apenas com o lucro, mas também com o impacto que causará na sociedade e na vida de sua equipe.

Contudo, não podemos deixar de citar que pode haver aumento de lucro, pois ocorre um impacto direto na relação “contratante e contratado”. Quando o cliente é atendido por uma equipe com indivíduos que possuem características diferentes, aumentam as chances de haver uma identificação por parte deste em relação à empresa, causada pela representatividade. Isto é, remete à ideia de que aquela empresa o conhece verdadeiramente e fará o possível para atendê-lo da melhor forma.


Desse modo, o cliente não se sente apenas mais um que passará pelo histórico da empresa, mas sim parte relevante de seu crescimento.


Esses fatores não contribuem apenas para a conquista de novos clientes, mas também para a fidelização, tanto dos novos quanto de outros clientes que foram atendidos anteriormente e já têm conhecimento sobre a empresa.

O que é necessário para colocar em prática?

Bem, assim como apontamos alguns dos diversos benefícios, também existem diferentes formas de aplicar essa pauta tão relevante dentro do meio empresarial.

Se for uma empresa já existente no mercado, o primeiro passo é realizar uma análise de todos os funcionários que compõe o time, trata-se de perceber se é uma equipe diversificada. Mas, além disso, verificar se alguém de sua equipe possui qualquer dificuldade ou barreira que o impeça de crescer e se desenvolver naquele ambiente em que trabalha.

Como por exemplo, a falta de adaptação nos espaços físicos para pessoas com deficiência ou então se essa pessoa está sofrendo com comentários preconceituosos. É de extrema relevância que a empresa adote um código de ética e conduta, em que pautas como LGBTfobia, racismo, e outros preconceitos sejam reprovados neste documento, promovendo uma constante conscientização entre as pessoas.

É importante também que quem sofrer qualquer tipo de discriminação possa optar por denunciar, sendo ou não de forma anônima, garantindo sua integridade e sua vaga no cargo que ocupa, acima de tudo se sentindo acolhido naquele momento. E quem cometeu o ato deve ser sempre advertido.


Outro passo que a empresa pode dar em relação à diversidade é promover processos seletivos mais inclusivos. Com, por exemplo, mais vagas reservadas às minorias, com recrutadores diversos, trazendo maior representatividade para com os candidatos.


E vale ressaltar que cada etapa do processo seletivo deve ser realizada com cautela, para não ocorrer reprodução de preconceitos relacionados a quaisquer características dos candidatos.

Ademais, é interessante promover eventos como reuniões e conversas coletivas diretamente ligadas ao assunto.


Dessa forma, os recém contratados ingressarão em seus cargos mais conscientes de quais atitudes devem ou não tomar, e aqueles que já faziam parte do time têm a oportunidade de sempre relembrar o quão importante é promover o respeito e a inclusão no ambiente de trabalho.

Essas foram apenas algumas das formas de como se tornar ou se manter uma empresa que preza pela individualidade de cada membro, que se mostra acolhedora e respeitosa.

Espero que tenhamos esclarecido suas dúvidas com esse artigo, e agregado de alguma forma para que a ideia da inclusão e da diversidade possa ser semeada cada vez mais. Assim como a Núcleo que preza por uma equipe diversa para que sejamos um time misto em busca de um único propósito.



bottom of page