top of page

A importância da energia solar para o desenvolvimento sustentável e social

A energia fotovoltaica é muito comentada nos dias atuais, porém você já parou para pensar nos benefícios e importância dela para o desenvolvimento sustentável? Esta energia pode ser muito importante para você e seu negócio, então continue acompanhando.


A produção e o consumo de energia solar não geram gases do efeito estufa e nem resíduos na capitação, além de ser fonte de energia disponível e gratuita. Desta forma, a adesão a essa alternativa colabora para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, provenientes de termoelétricas e outras atividades, ainda mais por não depender de combustíveis fósseis e finitos.


Atualmente o mundo inteiro direciona suas forças para reduzir, mitigar e resolver os problemas ambientais do planeta, temendo um futuro trágico causado pela ação humana. Com isso, toda nossa matriz energética e o modo como todas as atividades humanas funcionam, utilizando combustíveis fósseis e gerando grandes quantidades de gases do efeito estufa, são colocadas em revisão.


A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que haja incentivo e implementação a fontes de energia renováveis e limpas, seu último relatório apontou que parte das mudanças climáticas são irreversíveis, mas há esperança de serem reduzidas. Desse modo, há cada vez mais urgência da implementação de medidas que contribuam com o desenvolvimento sustentável.


Uma abundante fonte de energia é o sol e está disponível a todos. Para aproveitar essa energia, utiliza-se painéis solares (constituídos de semicondutores), alguns equipamentos para fixação, cabeamento e o inversor solar, para converter a corrente do painel, possibilitando o uso na residência ou indústria. Sendo assim, quanto mais radiação ultravioleta provinda do sol, mais energia é gerada.


Ao contrário do que se imagina, significa que em dias chuvosos e nublados ainda há geração de energia solar com alguma redução, pois não é necessário calor para a capitação das ondas ultravioletas. Portanto, a energia fotovoltaica se apresenta como uma alternativa sustentável, limpa e renovável.


Ademais, esta energia possui inúmeras vantagens tais como, vida útil longa de aproximadamente 25 anos, valorização do imóvel, fácil manutenção, proporciona economia de até 95% na sua conta de luz e sem contar que contribui para a sustentabilidade. Contudo, apresenta também algumas desvantagens como alto custo de aquisição e a questão de intermitência na produção de energia.


Com ela, pode-se obter energia elétrica em locais no qual não tem acesso, no caso lugares agrícolas. Isto, promove um desenvolvimento para estas regiões. A implementação de unidades off-gride, ou seja, sem conexão com a rede de distribuição de energia, utilizando as baterias para o armazenamento da energia gerada, fomentou o setor agrícola em diversas regiões, trazendo desenvolvimento econômico e mudando a vida de muitas famílias.


Dessa maneira, a atuação individual na geração de energia traz inúmeros benefícios para o proprietário, sociedade e futuras gerações. Nós, da Núcleo Consultoria, realizamos este serviço de forma exemplar, para adequação das demandas do cliente e buscando a máxima eficiência do projeto, além disso, prezamos pela responsabilidade socioambiental.


bottom of page