top of page

A Importância do PGRS no Ramo Industrial

Saber qual a melhor destinação para um resíduo gerado é de fundamental importância, mas muitas pessoas não sabem como isso funciona, como descartar adequadamente e para onde o resíduo irá. É aí que entra o PGRS! O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos consiste em uma soma de documentos que ajuda descrevendo e auxiliando no gerenciamento, manuseio e qual a melhor destinação dos resíduos gerados em uma empresa ou indústria.

Elaborado de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei Federal nº12.305/2010, o PGRS é um documento obrigatório, sendo de grande importância para diversas áreas que geram resíduos. Como dito anteriormente, uma delas é a indústria, sendo uma das principais geradoras de resíduos sólidos dentro de um país, tornando assim o PGRS indispensável para o funcionamento delas.

Listamos estão algumas perguntas sobre esse documento tão importante:

1. Quais são os tipos de indústrias, por exemplo, que é necessário ter PGRS?

Todos os tipos! Desde alimentícias, químicas, até automobilísticas.

2. Como o PGRS funciona nos estados?

Cada plano é elaborado de acordo com as leis estaduais e municipais, portanto, uma indústria química em SP possui um documento diferente de uma indústria química no RJ.

3. O PGRS possui algum benefício?

Diversos! Sendo eles:

  • Redução de custos:

Uma solução de destinação que seja mais correta e econômica, pois haverá menos desperdício dentro da produção e assim reduzindo os custos, possibilitando até o reaproveitamento de algo que antes era descartador;

  • Manejo e redução de impactos ambientais:

Reduzindo e destinando corretamente os resíduos, os impactos ambientais serão menores e evitando, por exemplo, a contaminação da água.

  • Marketing verde:

A visibilidade da indútria fica melhor, mostrando que a mesma se preocupa com a destinação do resíduo para que não afete o meio ambiente.

Agora que você está por dentro dessas informações, nós da Núcleo Consultoria podemos ajudar indústrias ou empresas a se regularizarem de acordo com as leis ambientais da cidade e do estado, fazendo uma visita técnica, conversando sobre os possíveis problemas de descarte de resíduos do local e qual seria a melhor destinação para o que está sendo gerado, sempre tendo em mente de que lugares geradores de resíduos também podem trazer benefícios para o meio ambiente.

Ter responsabilidade socioambiental e zelo pelo cliente é o que a Núcleo Consultoria tem como alguns de seus valores e que pretende passar para o meio em que vivemos, fazendo aos poucos que seja um lugar melhor para todos!

Caso tenha interesse em saber mais ou até mesmo em obter o PGRS, entre em contato com a gente pelo e-mail faleconosco@nucleoconsultoriajr.com que estaremos com total disposição para atendê-lo.

Se você gostou do nosso texto e achou ele interessante, compartilhe nas redes sociais e não deixa de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não te agradou, escreva para a gente para que assim possamos produzir conteúdos melhores!


bottom of page