• Ana Carolina Cavalcante

A importância da rotulagem nutricional no consumo consciente



Você sabe o que está ingerindo?


Sempre nos é dito que “somos o que comemos”. além de ser um ditado popular é um fato que influencia diretamente em sua saúde. Para conseguir ter um consumo consciente é essencial prestar atenção nas rotulagens nutricionais dos alimentos.


Mas o que é rotulagem nutricional?


São as informações presentes no rótulo que possuem o objetivo de informar o consumidor sobre as constituições dos alimentos. Desde a aprovação do novo formato pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a rotulagem nutricional deixou de ser só a tabela nutricional e passou a contar também com uma rotulagem frontal.


Esta nova adição consiste em símbolos informativos na parte da frente da embalagem que indicam alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Enquanto a tabela apresenta o valor energético (quantidade de calorias), componentes nutricionais do alimento e suas quantidades no mesmo, como carboidratos, proteínas, gorduras, sódio e vitaminas.


De que forma uma boa alimentação influencia na sua saúde?


Nos últimos anos a busca por um estilo de vida mais saudável tem cada vez mais se tornado prioridade, a prática de exercícios físicos junto com uma alimentação equilibrada é fundamental.

Uma dieta balanceada aumenta o bem estar físico e mental, melhorando o desempenho do organismo e evitando o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Deste modo, a transparência com os clientes, os informando melhor sobre o que estão consumindo através da rotulagem nutricional é primordial.


Não são todas as pessoas que têm o hábito de ler a rotulagem nutricional, você é uma delas?


Saiba que ao interpretar a rotulagem nutricional, você evita ingerir em excesso substâncias como gorduras, açúcares e sódio que, em abundância irão favorecer o aparecimento desses problemas de saúde.


Além de conseguir controlar a ingestão diária necessária de cada nutriente, uma vez que a tabela apresenta a porcentagem do valor diário dos nutrientes presente em cada porção, e também a quantidade diária de calorias, que para um adulto saudável no Brasil é de aproximadamente 2000 calorias, contribui para uma alimentação mais saudável.


Sendo assim, a rotulagem nutricional auxilia o comprador a identificar quais alimentos se encaixam melhor em sua dieta e que são preferíveis para sua saúde, podendo também comparar alimentos de mesma categoria e escolhendo o melhor dentre eles.


Isto inclusive, é algo muito importante de ser feito pois existem alimentos que se dizem saudáveis na embalagem, porém ao conferir a tabela nutricional podemos ver que não são tão bons assim e ao comparar com um outro alimento do mesmo tipo que não apresenta tais sinais na embalagem, este outro pode ser melhor.


Então agora que já sabe a importância, fique atento e lembre-se sempre de conferir a rotulagem nutricional.


Lembrando também que a rotulagem nutricional além de proporcionar hábitos alimentares mais saudáveis para os consumidores, portanto alimentos que os possuem acabam sendo preferíveis para compra pelos clientes do que os que não possuem, também geram credibilidade, despertam confiança e demonstram seriedade para os clientes.


Visto que a rotulagem nutricional é obrigatória para todos os alimentos (com exceção de água, bebidas alcoólicas, vinagre e embalagens pequenas, cuja superfície visível seja igual ou menor que 100 ) embalados na ausência do consumidor, norma estabelecida pela ANVISA e passível de pena. As infrações sanitárias podem variar de advertências e multas, sendo o valor mínimo de R$ 2.000,00 em infrações leves, a R$ 1.500.000,00 em infrações gravíssimas.


Você é fabricante de alimentos e tem interesse em implementar as rotulagens nutricionais em seus produtos? Nós da Núcleo Consultoria fazemos este serviço e teremos o prazer em fazê-lo para sua empresa por um preço baixo do mercado e entregando o melhor resultado.