• Gabrielli Reis

A importância da captação de água da chuva para a redução de alagamentos

Atualizado: Jul 23

Sabia que você pode reduzir alagamentos e economizar água apenas implementando um sistema de captação de água da chuva na sua casa?


Muito interessante isso não é mesmo? Mas, o que leva uma pessoa a implementar esse sistema?


Atualmente, a sociedade está muito descontente com os alagamentos que ocorrem em suas residências, nas garagens subterrâneas, e até mesmo em suas ruas. Algumas construções urbanas, permitem que determinadas localidades fiquem vulneráveis com ao grande volume de águas pluviais (da chuva).


Apesar dos projetos domiciliares e empresariais serem bem elaborados, não podemos contabilizar a força da natureza. Com isso, muitas populações saem prejudicadas devido as enchentes. Nesse ponto entra a captação, que ajuda solucionar nossos problemas, não só com a redução de alagamentos, mas também como uma solução para a economia de água potável.


Pois, segundo o consultor Jack Sickermann: " Com o aproveitamento, evitamos que todo a chuva que cai sobre um lote ou uma construção saia de lá. Cada 10 mm de chuva por metro quadrado equivale a um balde cheio de água e, se temos 100 m², temos 100 baldes cheios de água para usar – ou 1 m³", essa reflexão foi observada após muitos trabalhos com tratamento e aproveitamento com águas pluviais.


Mas afinal, o que é captação de água da chuva? E quais são seus benefícios?


Então, este sistema consiste basicamente em um reservatório que faz a captação e armazenamento da água para uso em domicílios, empresas, shoppings, indústrias, entre outros.


Um fator muito importante no qual precisa-se saber, é que a água da chuva deve será usada para fins não potáveis. Isso implica que, ao invés de usar água potável será utilizada a água da chuva captada para fins como, limpeza de áreas comuns, irrigação de jardins e áreas verdes, descargas de vasos sanitários, lavagem de carros, entre outros.


Os seus principais benefícios são:


  • Cooperar com as culturas socioambientais, visando atender as políticas ambientais. No qual a Núcleo também agrega como um de seus valores.

  • Poupar um recurso escasso

  • Menos riscos de racionamento e falta de água

  • Valorização imobiliária

  • Economia de até 50% no valor aquisitivo de sua conta de água

  • Menos alagamentos, devido ao sistema reter parte das chuvas que caem sobre as cidades reduzindo a velocidade que esta água vai parar nas galerias pluviais e ajudando a diminuir áreas de alagamento.

Já pensou que beleza é isso?!


O melhor de tudo, é que a implementação desse sistema é simples, não é muito caro, não exige uma grande infraestrutura e pode ser posto no seu lar e no seu negócio.


Existem três tipos de sistemas para a captação que são muito utilizados:


· Bomba de água submersa - consiste em um equipamento usado para bombear águas de poços, servindo tanto para drenagem de água potável quanto para drenagem de água pluvial.


· Filtro de captação de água da chuva - é um equipamento que permite ajudar a tirar proveito das enchentes. Ele mantém a qualidade da água que vem das calhas e canaletas, tornando a água própria para o consumo. O filtro tem a capacidade de limpar, clorar e filtrar a água e ainda oferece o equilíbrio do pH.


· Calhas e canaletas - Estas têm basicamente a função de fazer com que a água siga até os poços. Estas são fundamentais para que o sistema de drenagem funcione. Como elas precisam de uma manutenção regrada, necessitam ser bem observadas para que não haja em empecilhos bloqueando o escoamento da água, como por exemplo pedras, galhos, entre outros.


Sabia que há também, uma norma técnica que conduz a implantação do sistema de tratamento e aproveitamento de água da chuva no país?


A ABNT NBR 15527 – Água de Chuva, que entrou em vigor no Brasil em 2007. Esta norma possibilitou que os profissionais de arquitetura e construção civil se sentissem mais seguros na aplicação da solução. Um exemplo disso, é que a água deve ser captada de um telhado para que não haja a contaminação de resíduos.


Deste modo, é muito bom nos orientarmos sobre esta questão, colocando respectivas ideias em pauta e ver o quanto isto irá agregar em nossa vida, negócios e planeta. Nós da Núcleo Consultoria realizamos este serviço com muita qualidade e um preço bem adorável. Para saber mais, clique aqui!


Então, com toda esta informação, o que está esperando para contribuir na diminuição de enchentes e a termos um mundo mais sustentável?


#captacao #captacaodeaguadachuva #alagamentos #sustentabilidade