top of page

A Importância de se ter um Planejamento Estratégico

O mundo dos negócios vive em constante mudança e é caracterizado pelo avanço tecnológico e a instabilidade econômica presente em nosso país. Diante desta realidade, muitos empreendedores administram seu negócio sem nunca fazer um planejamento, pois pensam que não vale a pena planejar o futuro sabendo que durante a caminhada estarão expostos a imprevistos e inconstâncias.

Mas você já ouviu falar sobre Planejamento Estratégico? Sabe qual a importância desse planejamento dentro da sua empresa? Esse artigo vai te ajudar a entender o que é, como aplicar, o porquê é tão importante realizá-lo e quais as principais vantagens que ele pode trazer para o sucesso de uma empresa.

O que é um Planejamento Estratégico?

Planejamento estratégico refere-se ao ato de pensar em um futuro desejado pela empresa e, além disso, elaborar um plano para que se chegue até esse cenário. O gestor precisa saber aonde quer chegar, imaginar e planejar visando alcançar o objetivo que se almeja.

“Estratégico” significa que esse planejamento deve ser feito com inteligência. Usar a estratégia exige que sejam identificados detalhadamente os recursos disponíveis, reconhecer as possibilidades realistas, antecipar tendências e estudar a concorrência.

É importante que tudo siga um fio condutor, ou seja, todos os passos do planejamento tenham coerência de acordo com o caminho traçado. Esse fio condutor geralmente é definido pelo líder da empresa. E a partir disso, define-se a missão, visão, objetivos, metas e planos de ação que farão parte do planejamento estratégico.

Ao contrário do que muitos pensam, é justamente a existência do planejamento estratégico que torna a organização mais preparada para as mudanças, pois ele prevê todo um processo de construção, análise e validação contínua da estratégia da empresa. Essa ferramenta auxilia no direcionamento do negócio, a identificar uma visão comum, promover objetivos estratégicos, elaborar ideias criativas e inovadoras, explorar as oportunidades, minimizar possíveis ameaças e planejar as ações futuras.

O que é necessário para montar um Planejamento Estratégico?

Primeiro é necessário que as etapas do desenvolvimento do planejamento incluam as principais lideranças da empresa, ao invés de ser centralizado em uma única pessoa.

É importante ressaltar que algumas empresas que possuem uma gestão mais horizontalizada, têm procurado incluir um grande número de colaboradores terceirizados para realizar o trabalho.

Basicamente, os pilares do planejamento estratégico serão as respostas para perguntas que parecem simples, como:

  • Qual o nível que a empresa está no momento atual?

  • Qual objetivo a empresa pretende alcançar?

  • Qual o meio e como iremos fazer para chegar no objetivo almejado?

A partir disso, há várias metodologias e ferramentas que ajudam a detalhar as respostas, analisar os cenários e elaborar as estratégias e ações necessárias, de forma que ajude a empresa a alcançar o objetivo.

Existem algumas etapas do planejamento estratégico, resumidamente:

  • Definir o objetivo da empresa

  • Estudar o mercado de negócios

  • Fazer uma autoanálise

  • Construir um plano de ação para o objetivo desejado

  • Monitorar cada passo desse plano

Uma observação importante é que não há problema se for preciso reavaliar a estratégia que estará sendo utilizada antes de chegar ao objetivo, pois o processo estará sempre em aprendizagem.

Vamos conhecer resumidamente algumas das principais ferramentas para o planejamento estratégico de uma empresa:

  • Matriz SWOT – consiste em uma análise do cenário interno e externo que impactam positiva ou negativamente na empresa; visando entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que dizem respeito a empresa, afim de entender quais medidas devem ser tomadas para minimizar os pontos negativos e maximizar os positivos.

  • BSC (Balanced Scorecard) – consiste em ter claramente definidas as metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis. Os indicadores são: financeiro, clientes, processo interno e crescimento. Se esses indicadores estiverem equilibrados, significa que a empresa conseguirá ter um melhor desempenho, permitindo a concepção de novas estratégias.

Quais as vantagens de ter um Planejamento Estratégico?

A partir de tudo que já foi citado, fica claro o quão importante é montar um Planejamento Estratégico em sua empresa. Aqui deixamos algumas das vantagens em tê-lo:

  • Vantagem competitiva - Algumas empresas não realizam nenhum tipo de planejamento, logo, ficam sujeitas a diversas condições de mudança. Por isso, as instituições que possuem um planejamento estratégico tornam-se mais preparadas para imprevistos e “gaps” do mercado, adquirindo uma enorme vantagem competitiva e tendo uma maior chance de sucesso.

  • Favorece a comunicação - A comunicação por parte dos funcionários da empresa se torna mais clara, pois todos irão possuir conhecimento sobre os objetivos e estratégias da instituição. Com isso, o engajamento por parte da equipe é muito maior.

  • Protege contra as mudanças do mercado – O dinamismo do mercado tende a aumentar cada vez mais e as empresas necessitam de adaptações para se manter competitiva no mercado. Com o planejamento estratégico as empresas ficam menos suscetíveis às mudanças, uma vez que a ferramenta indica o caminho a ser seguido em uma série de situações diferentes, permitindo que a empresa continue liderando vendas mesmo com mudanças repentinas.

  • Ajuda a empresa se fortalecer - O planejamento não exclui a possibilidade de ocorrer erros, mas ele auxilia na tomada de decisão. Caso os erros venham a ocorrer, irão causar um menor impacto devido ao prévio preparo já feito antes contra possíveis imprevistos.

E você, gostaria de montar um Planejamento Estratégico em sua empresa? Então pense nos pilares, nas etapas e nas ferramentas necessárias para por em prática este planejamento.

Caso tenha interesse em saber mais ou tirar alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

Se você gostou do nosso texto e achou ele interessante, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não lhe agradou, escreva para a gente, para que assim possamos produzir conteúdos cada vez melhores! Seu feedback é importante para nós!

bottom of page