top of page

A importância do POP e Manual de Boas Práticas

Atualizado: 6 de jul. de 2021

Algumas pessoas já ouviram falar sobre o POP e o MBP, outras não fazem ideia do que sejam e até mesmo são surpreendidas com a cobrança deles pelos órgãos fiscais. Se identificou? Ou tem curiosidade de conhecer? Vamos lá!

Os Procedimentos Operacionais Padrão ou POP’s são documentos organizacionais que registram uma descrição detalhada de todas as operações necessárias dentro de uma organização para realizar uma atividade. Sendo ele técnico ou gerencial, tem a finalidade de facilitar o trabalho de todos que utilizarão esse procedimento no dia a dia, onde proporcionará mais segurança aos funcionários e aos que utilizarão esse serviço prestado. É a base para garantia da padronização de suas tarefas, garantindo assim a seus usuários um serviço ou produto livre de variações indesejáveis em sua qualidade final e mais economia no processo.


O Manual de BPF é um documento exigido pela Anvisa para estabelecer um conjunto de regras e práticas que garantem a segurança, qualidade e higiene nos processos que envolvem a manipulação, produção, armazenagem e transporte de sua mercadoria. Esse Manual traz de forma clara e objetiva o correto funcionamento dos processos e operações relevantes, buscando maior êxito nas atividades, pautados em Lei Municipal e Nacional.


Agora você já sabe o que são os POP's e o Manual de Boas Práticas e quais são os suas importâncias. Se os Assuntos Regulatórios da sua empresa não estão indo tão bem assim e quer estar de acordo com as leis vigentes, entre em contato com a Núcleo Consultoria Jr!


Não perca mais tempo! Realizamos esses serviços para empresas de todo o Brasil por um preço que cabe em seu bolso. Nós contamos com uma equipe extremamente qualificada para lhe oferecer o melhor serviço com o menor preço. Para saber mais sobre, clique aqui! Esperamos por você!


bottom of page