top of page

Por que fazer uma análise de layout?


A análise de layout é um planejamento da localização de todos os espaços do seu negócio, desde as estações de trabalho até as áreas de atendimento ao cliente e armazenamento. Ou seja, nela se faz um estudo detalhado de todas as instalações para que se possa projetar a melhor conformação de todos os seus recursos, visando melhorias para os seus clientes e para os seus funcionários, além do bom andamento da sua produção.

Existem alguns tipos de layout que podem ser realizados, sendo os três principais: layout por produto, layout por processos e layout celular.

No layout por produto, ou layout em linha, os produtos, clientes ou informações, seguem uma sequência determinada pelo arranjo dos processos, sem utilizar caminhos alternativos. Um exemplo deste layout é o restaurante self-service, no qual as pessoas seguem uma linha, sequência, de alimentos pré-determinada até chegar à balança.

O layout por processos, por sua vez, agrupa todos os processos ou equipamentos similares em uma única área. Neste caso, os clientes, produtos ou informações, deslocam-se buscando os diferentes processos.

Por fim, o layout celular tem como objetivo organizar, em apenas um local, diferentes processos ou máquinas, para produzir o produto final por inteiro. Aqui, o material caminha dentro de uma mesma área, passando por processos diferentes, até ser finalizado por completo.

A análise de layout faz justamente a escolha de layout, ou a combinação dos diferentes tipos, de forma que se encaixe da melhor maneira possível em seu negócio. Uma análise de layout bem feita promove a segurança de seus funcionários, permite a melhor visualização de seus produtos e aumenta, consideravelmente, a produtividade do seu empreendimento.

A Núcleo Consultoria oferece esse e outros serviços de consultoria com qualidade de excelência. Para entrar em contato conosco e saber mais sobre nossas atividades, entre em contato com algum de nossos membros ou deixe sua mensagem no Fale Conosco!


bottom of page