top of page

Você sabe a qualidade da sua água?

Atualizado: 11 de set. de 2020


Uma das consequências da atual crise hídrica é a dificuldade do fornecimento de água potável, gerando o aumento do uso de poços artesianos como fontes alternativas de água para consumo. Entretanto, ainda hoje, devido à falta de saneamento básico em alguns locais, diversas residências utilizam sumidouros ou fossas sépticas como despejo de seus efluentes. Tais meios de descarte de resíduos geram insumos que permeiam o solo, contaminando os lençóis freáticos e divergindo dos parâmetros mínimos de qualidade para consumo humano, segundo a Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde. Visto o crescente uso de poços artesianos possivelmente contaminados, a necessidade de verificação das condições apropriadas da água se torna mais evidente, uma vez que está diretamente ligada à saúde do consumidor. Para evitar que essa situação se perdure, realizam-se processos experimentais com o intuito de informar se a água está apta à utilização.

Entretanto, sumidouros e fossas não são as únicas variáveis que contribuem para a má qualidade da água. Empresas responsáveis pelo seu tratamento e, algumas vezes referências regionais, falham em executar seus serviços e, por conseguinte, distribuem para seus clientes uma água fora dos requisitos críticos por eles exigidos. A saúde dos consumidores é a mais afetada, contudo, verificando a longo prazo, encanamentos de residências e estabelecimentos em geral, assim como chuveiros, filtros e demais aparelhos, podem também ser danificados.


Situações como essa descrita contribuem para o aumento do prejuízo em locais como condomínios e edifícios. Nesses casos, a análise físico-química da água gera um laudo que possibilita ao consumidor garantir respostas, além de implementar e solucionar processos.


A análise de água está entre os serviços realizados pela Núcleo Consultoria. Achou interessante? Tem curiosidade de saber mais? Quer fazer um orçamento gratuito? Entre em contato conosco pelo e-mail comercial@nucleoconsultoriajr.com, temos uma excelente equipe a postos pra lhe atender.


bottom of page