top of page

Funil de vendas: o que é, benefícios e como aplicar

Você sabe o que é um funil de vendas? Saiba como um sistema estratégico e bem definido pode alavancar suas vendas, te ajudando a bater metas e alinhando o setor do marketing digital com o setor comercial. Esse artigo pode te ajudar a aplica-lo na sua empresa, vem conferir!

Este método pode te ajudar a transformar leads em clientes. É composto por uma série de gatilhos e etapas, está presente principalmente em empresas que trabalham com o Inbound Marketing, acompanhando o cliente desde o primeiro contato com a instituição até de fato fechar a compra.

Afinal, o que é o funil de vendas?

Essa estratégia detalha e monitora toda a jornada do cliente. Também conhecido como pipeline, o funil divide a compra em etapas. A técnica é usada para conduzir os leads até o fechamento do negócio. São 3 etapas, começando no topo do funil (ToFu), passando para o meio do funil (MoFu) e a última, o fundo do funil (BoFu).

Topo do Funil – Conscientização da necessidade

O topo do funil, com a sigla ToFu vinda de Top of the Funel, é caracterizada como a fase da consciência, uma vez que até então a pessoa desconhecia sua necessidade por determinado produto ou serviço. Após entrar em contato com a empresa ou depois de ver algum anúncio, surge esse sentimento e é o momento de ter disponível no site a possibilidade de preencher um formulário rápido para receber E-books e mais informações. No ToFu são captados os Leads e estes são conduzidos para as próximas fases da compra.

Meio do Funil – Busca da solução

No MoFu, Middle of the Funel, já foi identificado um problema e se inicia a busca por solução, nessa etapa lidamos com os leads e com a transformação dos mesmos em possíveis clientes. Mais do que vender, é importante demonstrar que está empenhado em ajudar para ganhar confiança e estabelecer uma boa relação com a pessoa em questão. Essa conexão fará com que o consumidor se sinta confortável e esteja pronto para dar mais um passo no funil.

Fundo do Funil – Escolha da compra

Enfim, o BoFu ou Bottom of the Funel, une o time de marketing com o comercial. Os leads se tornaram MQLs (Marketing Qualified Leads), este tem a consciência de que precisará de ajuda para resolver um problema e confia em você o bastante para realizar o serviço com a sua empresa, graças a relação estabelecida no MoFu. Uma quarta etapa ainda pode ser adicionada nesse processo, um bom atendimento pode levar à fidelização.

Benefícios do Funil

A metodologia apresenta muitas vantagens, nesse artigo será citado algumas delas, como:

  • Aumento na produtividade: é possível acompanhar os vendedores e os analistas de marketing de perto, já que um sistema bem organizado identifica as dificuldades de cada um;

  • Resultados previsíveis: uma etapa depende da outra e, dessa forma, é possível acompanhar onde está ocorrendo um possível “erro” durante a jornada da compra. Os números podem ser monitorados, já que dá para saber quantas pessoas precisam estar no topo do funil para gerar X clientes ao final;

  • Otimização da gestão: o funil torna o ciclo de vendas padronizado, desse modo se obtém agilidade e assertividade nas fases do processo. Assim, os objetivos e metas da organização podem ser atingidos, contribuindo também para o crescimento da empresa.

Como aplicar o Funil de vendas?

Para colocar o funil em prática o primeiro passo é mapear a jornada das compras, fazendo uma pesquisa entre possíveis clientes para entender melhor quais são as dificuldades encontradas por eles durante esse percurso.

Após a pesquisa, o ideal é definir bem as etapas do funil e trabalhar para que elas sejam feitas conforme planejado. É importante ter disponível no site ou blog da empresa E-books, artigos e infográficos para atrair e qualificar os leads, dando suporte e informações suficientes para que eles estejam certos de que conseguirão resolver o problema em questão. Então, com os leads já qualificados, o setor comercial entra em ação e começa estabelecer uma relação de confiança com o cliente para que a compra seja efetuada e para que o mesmo fique satisfeito. É importante ter zelo pelo consumidor nesse momento, esse fator pode ser determinante para fidelização.

E aí, se interessou pela estratégia do funil de vendas? Vai colocar em prática na sua empresa? Se você gostou do nosso texto e achou ele interessante, compartilhe nas redes sociais e não deixa de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não te agradou, escreva para a gente para que assim possamos produzir um conteúdo cada vez melhor.

bottom of page