• Facebook
  • Instagram

(21) 9 8502-5719

2012-2019 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados

Marketing Verde: o que é e como tornar sua empresa diferenciada!

25.04.2019

     Você já ouviu falar em Marketing Verde? Gostaria de atrair e aumentar significativamente o número de clientes em seu estabelecimento ou indústria? Sabemos como uma campanha de marketing bem feita é uma poderosa ferramenta para colocar sua marca nos holofotes e atrair a atenção do público. Além disso, a preocupação com o meio ambiente é um assunto em evidência no mundo todo, os consumidores estão cade vez mais críticos e engajados com causas ambientais. 

 

   

     Assim surge o marketing verde ou também chamado de marketing ambiental, do compromisso que as empresas estão adotando em se comprometer com a sustentabilidade e transmitir isso ao consumidor. Focando nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.

 

 

COMO SURGIU O MARKETING VERDE

 

     O termo “Marketing Verde” nasceu mais especificamente nos anos 70, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Após esse evento, o marketing ambiental começou a ascender e despertou o interesse nas grandes empresas, chegando ao Brasil pelas grandes multinacionais nos anos 90.

 

Atualmente, diversas empresas estão trazendo esse tema para si, por exemplo: 

  • Philips - Em 2017, foi nomeada líder da Indústria no Índice de Sustentabilidade Dow Jones com as melhores pontuações (100/100) em Estratégia climática, Relatórios ambientais, Ecoeficiência Operacional e Gestão da Inovação. Entre os destaques do seu desempenho está o programa “Vidas Mais Brilhantes, Mundo Melhor” – que resultou em um grande progresso no seu compromisso de ser neutra em relação à emissão de carbono até 2020.

  • Natura- A marca, que é pioneira em marketing verde no Brasil, se situa entre as empresas sustentáveis de destaque pela intensificação do seu foco na área socioambiental nos últimos anos, com iniciativas que buscam aumentar o impacto positivo para toda a sociedade.

  • Starbucks - A famosa rede de cafés incentiva fornecedores a adotar práticas mais sustentáveis. Além disso, promove a responsabilidade ambiental em suas lojas para os clientes por meio da venda de copos de plásticos resistentes para que o consumidor possa reutilizar o copo sempre que visitar o estabelecimento.

 

 

AS DIVERSAS VANTAGENS 

 

     Você deve estar se perguntando, mas quais são as vantagens de adotar essa estratégia de marketing? A resposta é bastante simples.

  • Atrair consumidores: maior atração do público que compartilha do mesmo pensamento sustentável que a empresa, sendo uma parcela muito grande de consumidores e que cresce diariamente. 

  • Credibilidade e agregar valor a marca: Estima-se que 80% dos clientes são envolvidos com sustentabilidade em algum nível, este grupo de consumidores, formado por pessoas com um estilo de vida mais saudável e com preocupação com o meio ambiente, é o mais propenso a pagar mais pelos chamados produtos verdes ao terem a certeza que a empresa fabricante é engajada com o bem-estar do meio ambiente.

  • Ser um diferencial no mercado competitivo: Nem todas as empresas dão importância a preocupação com o meio ambiente, a partir disso, seu negócio conquistará a simpatia da população, fidelizando mais clientes ao seu estabelecimento.

 

 

COMO USAR NO SEU ESTABELECIMENTO

 

     Agora que já sabemos o quê é marketing verde, e suas vantagens, como podemos aplicá-lo ao seu negócio? 

 

De uma forma simples, vejamos: 

  • Uso de fontes alternativa de energia;

  • Economia de água;

  • Separação e descarte adequado de lixo;

  • Desenvolver iniciativas sustentáveis;

  • Eliminação ou substituição de materiais que sejam poluentes;

 

     É fundamental que o marketing ambiental seja pautado em cima de atitudes reais, e não apenas um discurso para apenas atrair clientes, para que as consequências possam ser satisfatórias.

 

     Uma dica muito importante da Núcleo Consultoria a você ou sua empresa é: invista em campanhas e divulgação de suas iniciativas sustentáveis, mostre para o público o quanto você está engajado com o meio ambiente. E se você ainda não investe em marketing verde, a hora é agora!

 

     Nossa empresa conta com consultores qualificados e engajados e com o suporte dos professores da Universidade Federal Rural do Rio orientando os projetos.

 

     Caso tenha interesse em saber mais ou até mesmo tirar uma dúvida, entre em contato com a ente pelo email faleconosco@nucleoconsultoriajr.com que estaremos com total disposição para atendê-lo.

 

     Se você gostou do nosso texto e achou ele interessante, compartilhe nas redes sociais e não deixa de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não te agradou, escreva para a gente para que assim possamos produzir conteúdos melhores!

 

Please reload

Posts em Destaque

Sustentabilidade também é sinônimo de economia

September 11, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivos