• Facebook
  • Instagram

(21) 9 8502-5719

2012-2019 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados

A Importância do PGRS no Ramo Industrial

20.09.2018

 

     Saber qual a melhor destinação para um resíduo gerado é de fundamental importância, mas muitas pessoas não sabem como isso funciona, como descartar adequadamente e para onde o resíduo irá. É aí que entra o PGRS! O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos consiste em uma soma de documentos que ajuda descrevendo e auxiliando no gerenciamento, manuseio e qual a melhor destinação dos resíduos gerados em uma empresa ou indústria.

 

 

     Elaborado de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei Federal nº12.305/2010, o PGRS é um documento obrigatório, sendo de grande importância para diversas áreas que geram resíduos. Como dito anteriormente, uma delas é a indústria, sendo uma das principais geradoras de resíduos sólidos dentro de um país, tornando assim o PGRS indispensável para o funcionamento delas. 

 

Listamos estão algumas perguntas sobre esse documento tão importante:

 

    1.  Quais são os tipos de indústrias, por exemplo, que é necessário ter PGRS?

 

Todos os tipos! Desde alimentícias, químicas, até automobilísticas.

 

    2.  Como o PGRS funciona nos estados?

 

Cada plano é elaborado de acordo com as leis estaduais e municipais, portanto, uma indústria química em SP possui um documento diferente de uma indústria química no RJ. 

 

    3.  O PGRS possui algum benefício?

 

Diversos! Sendo eles: 

 

  • Redução de custos:

 

Uma solução de destinação que seja mais correta e econômica, pois haverá menos desperdício dentro da produção e assim reduzindo os custos, possibilitando até o reaproveitamento de algo que antes era descartador;

 

  • Manejo e redução de impactos ambientais:

 

Reduzindo e destinando corretamente os resíduos, os impactos ambientais serão menores e evitando, por exemplo, a contaminação da água.

 

  • Marketing verde:

 

A visibilidade da indútria fica melhor, mostrando que a mesma se preocupa com a destinação do resíduo para que não afete o meio ambiente.

 

 

 

 

 

     Agora que você está por dentro dessas informações, nós da Núcleo Consultoria podemos ajudar indústrias ou empresas a se regularizarem de acordo com as leis ambientais da cidade e do estado, fazendo uma visita técnica, conversando sobre os possíveis problemas de descarte de resíduos do local e qual seria a melhor destinação para o que está sendo gerado, sempre tendo em mente de que lugares geradores de resíduos também podem trazer benefícios para o meio ambiente.

 

     Ter responsabilidade socioambiental e zelo pelo cliente é o que a Núcleo Consultoria tem como alguns de seus valores e que pretende passar para o meio em que vivemos, fazendo aos poucos que seja um lugar melhor para todos! 

 

Caso tenha interesse em saber mais ou até mesmo em obter o PGRS, entre em contato com a gente pelo e-mail faleconosco@nucleoconsultoriajr.com que estaremos com total disposição para atendê-lo.

 

Se você gostou do nosso texto e achou ele interessante, compartilhe nas redes sociais e não deixa de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Se o nosso artigo não te agradou, escreva para a gente para que assim possamos produzir conteúdos melhores!

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts em Destaque

Sustentabilidade também é sinônimo de economia

September 11, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivos