Benefícios da análise de água para sua empresa

24.06.2020

Água, sua aliada ou sua inimiga? Sabe-se que a água é essencial a vida, o texto tem como objetivo informar a importância de uma análise de água e seus benefícios.

 

 

A água em nosso planeta está presente de várias formas e estados físicos, é essencial para a manutenção da vida dos seres vivos, ou seja, água é o combustível que nos mantém vivos.

 

No ano de 2020 o Rio de Janeiro enfrentou uma grave crise hídrica. Durante o mês de janeiro, principalmente nas zonas norte e oeste da cidade, surgiram relatos de que a água distribuída pela CEDAE, empresa estatal responsável pelo abastecimento de grande parte do estado, estava turva e barrenta, além de apresentar gosto e cheiro de terra. A estatal, então, divulgou nota explicitando a presença de geosmina (substância orgânica produzida quando há muita alga ou bactéria) e que não apresentava riscos à saúde.

 

Para tentar solucionar o problema, foi utilizado carvão ativado com o intuito de reter a geosmina. A crise, porém, se espalhou pela cidade. Com isso, novas análises da água foram realizadas e, através de uma pesquisa feita pela UFRJ, foi possível concluir que a alteração foi decorrente da insuficiência de esgotamento sanitário das áreas urbanas e, como resultado, esgotos sanitários desprovidos de tratamento foram drenados por rios afluentes do rio Guandu, a menos de 50 metros da barragem principal e da estrutura de captação de água do sistema produtor. Portanto, apesar de não ser uma substância tóxica, pode indicar problemas na qualidade da água distribuída pelo sistema.

 

As crises hídricas já vividas pelo país geraram desconfiança na população, o que fez aumentar a procura de empresas especializadas em análise de água.

 

Qual a importância da análise de água?

 

A análise de água é feita para aferir se a substância se enquadra dentro das exigências de qualidade tanto para o consumo humano, quanto para outras atividades, como na agricultura, pecuária e nas atividades industriais. Os padrões de qualidade são estabelecidos pela Portaria 2.914/2011 do ministério da saúde.

 

Os parâmetros para qualidade da água são muitos, na água não deve conter altas concentrações de agentes patogênicos e substâncias químicas e deve ser incolor, insípida e inodora. Ela é submetida a testes físicos, químicos e microbiológicos, esses testes devem ser realizados periodicamente para que haja um monitoramento de qualquer eventual mudança em suas características.

 

Quais os benefícios?

 

O monitoramento da qualidade da água é muito importante pois promove sustentabilidade, preserva a saúde do consumidor, garante qualidade para produtos que usam a água como insumo, além de evitar danos ao meio ambiente e a economia, evita multas e prejuízos a imagem da empresa. Além disso, ter uma análise de água bem feita por uma empresa de confiança, gera a garantia de novos negócios, pois passa credibilidade para os clientes.

 

 

A análise de água está entre os serviços realizados pela Núcleo Consultoria. Achou interessante? Tem curiosidade de saber mais? Quer fazer um orçamento gratuito? Entre em contato conosco pelo e-mail comercial@nucleoconsultoriajr.com, temos uma excelente equipe a postos pra lhe atender.

 

 

 

Please reload

Posts em Destaque

Sustentabilidade também é sinônimo de economia

September 11, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivos